Nós portugueses não somos racistas? PODCAST Conversas #nuncamais


Partilhar / Share

“A colonização portuguesa foi a mais fofinha de todas porque os portugueses são o único povo do mundo que não é racista.” Podia ser este o resumo simplista do lusotropicalismo, uma teoria política que o regime salazarista utilizou para justificar na comunidade internacional a manutenção das colónias até 1974. Esta propaganda ganhou raízes e está hoje bem presente numa sociedade que recusa assumir os erros do seu passado, inviabilizando uma reparação histórica que permita identificar no presente as influências de um sistema de subjugação racista que mantém estruturas económicas e sociais discriminatórias.

Já vários debates foram organizados onde pessoas de etnias minoritárias explicam como são discriminadas diariamente (e estruturalmente).
Faltava a conversa onde pessoas da etnia maioritária refletem sobre o que estamos (ou não) a fazer para combater o racismo de que somos motor.
Este é o mote mas a conversa é aberta a toda a gente, por isso, convidámos André Amálio para debater e Mamadou Ba (SOS Racismo) para moderar.
Vens conversar connosco?


Esta conversa aconteceu a 18 de fevereiro de 2020, no Com Calma – Espaço Cultural (Lisboa)


Ouve aqui, no Spotify ou na tua plataforma de podcasts.



Ouve aqui outros episódios do PODCAST Conversas #nuncamais.



ATENÇÃO: a Conversa planeada para 17 de março foi adiada para data a anunciar.


Conversas #nuncamais” são a primeira de muitas atividades da “Campanha #nuncamais”, pensada para combater o crescimento da extrema-direita em Portugal.

Na terceira terça-feira de cada mês (exceto em dezembro, que foi no dia 10), às 21h30, no Com Calma – Espaço Cultural (Benfica), lançaremos uma nova pergunta, baseada num preconceito, estereótipo ou bode expiatório veiculado pelos movimentos neofascistas. Junta-te a nós e vem refletir, discutir e encontrar estratégias para desmontar discursos discriminatórios, xenófobos e simplistas.

Fascismo #nuncamais (25 de abril sempre)!
Este é o mote da campanha da Academia Cidadã para valorizar e fortalecer a democracia, identificando, desconstruindo e eliminando práticas anti-democráticas.


Ilustração: Carlos Garcia


Apoia a Academia Cidadã através do Patreon, Paypal ou por Transferência bancária.

Contribuir

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.