CANCELADA: O politicamente correto limita a liberdade de expressão? CONVERSAS #nuncamais


ATENÇÃO: Devido aos constrangimentos causados pela pandemia de COVID-19, este evento foi cancelado.


Convidada: Cátia Domingues (humorista e guionista)
Moderação: Joana Dias (Academia Cidadã)


Quando: 21 de abril de 2020, às 21h30
Onde: Com Calma – Espaço Cultural (R. República da Bolívia 5C, Benfica, 1500-475 Lisboa)


O politicamente correto pode ser sinónimo de educação ou, pelo contrário, de uma espécie de censura. Algumas pessoas vêem-no como a ditadura da maioria. Outras entendem-no como um inimigo imaginário.
O termo é utilizado pela primeira vez nos EUA no final dos anos 80, para criticar professores e académicos que utilizam um tipo de discurso radical de esquerda para moldar as mentes da juventude norte-americana. A extrema-direita vai mais longe, substituindo-o pelo termo “marxismo cultural”, que estará a tomar conta da cultura ocidental para a destruir.
Então, o politicamente correto realmente existe? Será que a liberdade de expressão, enquanto direito fundamental consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, deve incluir o direito a ofender, denegrir ou discriminar pessoas? Ou será que o pudor de não ofender ninguém deve limitar discursos ou quaisquer formas de expressão? Quem define o que é ofensa do que não é? Corremos o risco real de nos transformarmos todos em polícias do discurso?
Para ajudar a debater estas e outras questões, convidamos a Cátia Domingues (humorista e argumentista), numa conversa aberta a toda a gente, moderada pela Joana Dias, activista da Academia Cidadã.
Vens conversar connosco?


Evento no Facebook


Na terceira terça-feira de cada mês (exceto em dezembro, que será no dia 10), às 21h30, no Com Calma – Espaço Cultural (Benfica), lançaremos uma nova pergunta provocatória, baseada num preconceito, estereótipo ou bode expiatório veiculado pelos movimentos neofascistas. Junta-te a nós e vem refletir, discutir e encontrar estratégias para desmontar discursos discriminatórios, xenófobos e simplistas.

Fascismo #nuncamais (25 de abril sempre)!
Este é o mote da campanha da Academia Cidadã para valorizar e fortalecer a democracia, identificando, desconstruindo e eliminando práticas anti-democráticas.

Conversas #nuncamais” são a primeira de muitas atividades da “Campanha #nuncamais”, pensada para combater o crescimento da extrema-direita em Portugal.


Programação completa das Conversas #nuncamais (25 de abril sempre)!

Ouve em podcast aqui, no Spotify ou na tua plataforma de podcasts.

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.