As fake news elegeram Trump e Bolsonaro? CONVERSA #nuncamais


Quando: 20 de outubro de 2020, às 21h30

Assiste ao livestream no facebook ou instagram da Academia Cidadã
Participa na conversa através deste link (Zoom)


Moderação: Ricardo Esteves Ribeiro, jornalista do Fumaça
Convidado: Paulo Pena, jornalista do Investigate Europe


Há uma fábrica de mentiras e, dentro dela, um processo organizado para falsificar ou manipular intencionalmente aquilo que deveriam ser notícias. Não são, de facto. Fake news não são notícias, nem enganos. Em tempo recorde, o termo que antes descrevia um fenómeno de redes sociais tornou-se num clichê jornalístico e numa arma de arremesso político. O seu potencial de desinformação passou a atingir milhões de pessoas quando os seus produtores perceberam o quão facilmente podiam lucrar com isso: plataformas com o Google e o Facebook continuam a pagar uma verba em publicidade por cada clique que uma notícia falsa tem, alimentado o negócio de dinheiro fácil. E, à boleia dos algoritmos, a ficção viaja sem fronteiras. Desinformação, spin e enganos sempre houve. Estas fake news são algo diferente. Para explicar “o efeito da mentira” – quem a cria, com que objetivo, de que forma e com que meios –, convidamos o jornalista Paulo Pena, jornalista no Investigate Europe e autor de “Fábrica de Mentiras: viagem ao mundo das fake news”, que ao longo de mais um ano investigou as raízes e as consequências da desinformação.
Vens conversar connosco?


Evento no Facebook


Na terceira terça-feira de cada mês, lançaremos uma nova pergunta provocatória, baseada num preconceito, estereótipo ou bode expiatório veiculado pelos movimentos neofascistas. Junta-te a nós e vem refletir, discutir e encontrar estratégias para desmontar discursos discriminatórios, xenófobos e simplistas.

Fascismo #nuncamais (25 de abril sempre)!
Este é o mote da campanha da Academia Cidadã para valorizar e fortalecer a democracia, identificando, desconstruindo e eliminando práticas anti-democráticas.

Conversas #nuncamais” são a primeira de muitas atividades da “Campanha #nuncamais”, pensada para combater o crescimento da extrema-direita em Portugal.


Programação completa das Conversas #nuncamais (25 de abril sempre)!

Ouve em podcast aqui, no Spotify ou na tua plataforma de podcasts.

Ilustração: Carlos Garcia

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.