10 Anos da Academia Cidadã – Atividades Comunitárias


Dos 10 anos de atividade da Academia Cidadã, destacamos as atividades comunitárias dos projectos “Bola Colorida”, “Outros campeonatos” e “Mapa do mundo reinventado”.

Bola Colorida – Projeto de intervenção comunitária, envolvendo jovens dos 6 aos 30 anos em situação de vulnerabilidade social, que utilizou o futebol de rua como forma de integração.

Foram realizados 256 treinos nos bairros da Horta Nova e da Cabrinha, 38 ações para a interculturalidade e vários jogos, torneios e formações teóricas de futebol de rua.

O principal parceiro foi a Associação Nacional de Futebol de Rua.

Outros Campeonatos – Projeto de capacitação comunitária no bairro onde a AC está sediada, a Quinta do Cabrinha. Utilizou o futebol de rua e o turismo sustentável para alcançar três objetivos: construção de comunidade, valorização do espaço público e abertura da comunidade à envolvente. O projecto envolveu vários parceiros – Junta de Freguesia de Alcântara, a Associação Nacional de Futebol de Rua, o Lisbon Sustainable Tourism, o grupo de jovens “Ventos de Mundança” , a fundação sporting e a Associação Nacional de Futebol de Rua – e envolveu dezenas de jovens.

Mapa do Mundo Reinventado – Projecto de intervenção pela arte que aconteceu em Marvila Velha, no bairro de Lóios e no bairro PRODAC, em teatros, salas de aula, lojas de bairro, rua e redes sociais. O projecto envolveu mais de 30 parceiros e estabeleceu fortes parcerias com alguns dos grupos locais (tanto institucionais como informais) bem como uma maior aproximação à comunidade, especialmente das zonas/bairros Marquês de Abrantes, Alfinetes e Lóios.

Em 2022, no dia 15 de Maio, a Academia Cidadã fez 10 anos e revisitou todas as 16 actividades que fez ao nível de sensibilização, trabalho comunitário, trabalho em rede e de mobilização. Ao longo destes dez anos, a Academia Cidadã envolveu 113 parceiros e as atividades aconteceram em vários países como Portugal, Roménia, Áustria, Espanha, Geórgia, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Itália. Foram imensas atividades de cariz variado, desde conversas, masterclasses, exibições de filmes, sessões públicas, manifestações, projetos de futebol de rua e documentários.

Subscreve a nossa newsletter em https://academiacidada.org/newsletter/

Faz um donativo, pontual ou regular, por MBway, débito direto, Patreon, Paypal ou transferência bancária. Ajuda a Academia Cidadã a multiplicar impacto positivo em https://academiacidada.org/contribuir/

Bola Colorida: https://www.futrua.org/2019/03/18/bola-colorida-e-rede-ex-aequo-em-intercambio-juvenil/

Outros Campeonatos: https://academiacidada.org/category/o-que-fazemos/fazemos/outros-campeonatos/

Mapa do Mundo Reinventado: https://www.facebook.com/mundoreinventado/

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.