10 Anos da Academia Cidadã – Atividades Comunitárias e Mobilização


Dos 10 anos de atividade da Academia Cidadã, destacamos as atividades comunitárias e de mobilização dos projectos “Como okupar um rio” e “Linha Vermelha”.

Como Okupar um Rio – Utilizando como estudo de caso o Rio Jamor, este projeto teve como objectivo estudar e desenvolver formas de atuação para que uma comunidade consiga aumentar a sua relação sustentável com o rio, seja nas relações economicas, sociais ou ambientais.

Linha Vermelha – O projecto consistiu em tricotar contra as explorações de petróleo e gás em Portugal e pretendia juntar activistas e não activistas pela justiça climática, para tricotar Linhas Vermelhas contra a exploração de combustíveis fósseis em Portugal. Durante quatro anos mais de duas mil pessoas tricotaram 1200 metros de Linha Vermelha e envolveu 46 parceiros de todo o país e alguns internacionais em mais de 100 eventos em todo o país com a excepção da Madeira. O projecto cumpriu totalmente os objectivos visto que todos os contratos para exploração de combustíveis fósseis, em Portugal, foram cancelados.

Em 2022, no dia 15 de Maio, a Academia Cidadã fez 10 anos e revisitou todas as 16 actividades que fez ao nível de sensibilização, trabalho comunitário, trabalho em rede e de mobilização. Ao longo destes dez anos, a Academia Cidadã envolveu 113 parceiros e as atividades aconteceram em vários países como Portugal, Roménia, Áustria, Espanha, Geórgia, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Itália. Foram imensas atividades de cariz variado, desde conversas, masterclasses, exibições de filmes, sessões públicas, manifestações, projetos de futebol de rua e documentários.

Subscreve a nossa newsletter em https://academiacidada.org/newsletter/

Faz um donativo, pontual ou regular, por MBway, débito direto, Patreon, Paypal ou transferência bancária. Ajuda a Academia Cidadã a multiplicar impacto positivo em https://academiacidada.org/contribuir/

Como Okupar um Rio: https://academiacidada.org/o-que-fazemos/squatariver/

Linha Vermelha: https://linhavermelha.org/

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.