Outros Campeonatos com vista sobre a cidade – exposição de fotografia


Partilhar / Share

Exposição realizada no espaço público do Cabrinha, durante a festa de encerramento do Outros Campeonatos, a 9 de setembro de 2017.

Apresenta os resultados obtidos na oficina de fotografia, realizada durante a visita ao Aqueduto das Águas Livres, que o Outros Campeonatos realizou em 11 de março de 2017, envolvendo as comunidades dos bairros Quinta do Cabrinha, Liberdade e Serafina.

 

 

 

 

Depois de visitarmos os bairros da Serafina e da Liberdade, onde fomos simpaticamente recebidos pelo projeto Campolide Soma & Segue E6G, fomos todos (os do Cabrinha, os da Serafina e os da Liberdade) passear pelo mais emblemático monumento do Vale de Alcântara.

Perante a magnífica vista, foram distribuídas algumas máquinas fotográficas descartáveis pelas mãos do grupo. A proposta era que, através da lente, os nossos jovens participantes pudessem conhecer e experienciar um novo ponto de vista do local onde vivem. Reparamos imediatamente que o ato de fotografar proporcionou muitas conversas, não só sobre o aqueduto, mas sobretudo sobre o território do Vale de Alcântara, e as relações que todos os dias são estabelecidas com esse território, recordações, experiências, expectativas.

O conjunto de imagens aqui apresentado resulta de uma seleção de cerca de 120 fotografias realizadas nesse dia. Representam não só uma vista sobre a cidade, nomeadamente sobre Alcântara, mas significam sobretudo uma reflexão sobre esse território. Através do ato de fotografar estreitaram-se relações entre as comunidades do Cabrinha, da Liberdade e da Serafina, e destas com o território, incrementando-se assim a sua identificação, geográfica e social, com o mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.