O Condado em Alcântara


As visitas continuam e a Quinta do Cabrinha recebeu (e bem, como sempre) mais um grupo de convidados no sábado que passou.

O Dá-te ao Condado, da antiga zona J de Chelas, agora Bairro do Condado, veio visitar o Outros Campeonatos e a Quinta do Cabrinha para mais um dia de actividades.

O futebol de rua deu o mote para o dia, numa manhã de correria e jogatana. Fizeram-se jogos entre os dois bairros e depois toda a gente à misturada. É uma forma de criar ligações e relações, o futebol de rua. Além de nos fazer olhar para nós próprios e para os outros dentro de um grupo, jogar com pessoas que ainda não conhecemos obriga-nos a avaliar a forma como nos relacionamos.

 

 

Estas visitas de sábado seguem sempre o mesmo roteiro, e quem já leu os outros artigos sobre alguma delas, sabe que o Um Outro Olhar nos dá a conhecer a antiga Alcântara como ninguém. Se ainda não viram, vejam que vale a pena. Mesmo.

 

 

Continuamos a aprimorar a leitura da peça de teatro que o Carlos escreveu. Desta vez houve dois colaboradores novos. O André, do Dá-te ao Condado, e senhora Rosa Varanda, uma participante da visita, tomaram o “palco” e deram a voz a duas personagens. A Núria e a Adriana, jovens do Cabrinha, deram voz às outras duas.

 

 

 

O dia correu pelo melhor. É sempre gratificante correr e dar a conhecer os territórios onde desenvolvemos trabalho e ajudamos a construir aquilo em que acreditamos. E, até hoje, ninguém se mostrou indiferente. Não escondemos que sabe bem receber pessoas e vê-las contentes com aquilo que fazemos, apesar de não ser sobre nós.

Esperamos voltar a receber e a visitar o Dá-te ao Condado. É a partir destes intercâmbios que se cresce, que se criam novas ligações e se juntam forças.

Sigamos juntos.

 

 

Resta-nos agradecer, mais uma vez, ao Clube Desportivo Santo António de Lisboa pela colaboração na cedência do espaço para almoço, e à Mena, a avó mais querida do Cabrinha, por nos ajudar com tanta energia a pôr na ordem a miudagem toda!

Dia 27 recebemos os nossos vizinhos do Bairro da Serafina, do projecto Campolide Soma & Segue – E6G. Vamos fechar este ciclo em grande.

Até já!

 


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.