Nenhum Dia Sem Nós – 70 Anos de Direitos Humanos – 10 de Dezembro


70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Como seria a sociedade sem organizações não-governamentais? Qual é a relevância da Sociedade Civil para a proteção dos Direitos Humanos? Celebra-se os 70 anos da Declaração Universal, mas será que todos os Direitos Humanos estão garantidos para todas as pessoas?

No dia 10 de dezembro, poderás conhecer o trabalho de mais de 16 organizações da sociedade civil que trabalham na proteção doos Direitos Humanos em Portugal.
Apesar de se celebrar os 70 anos da Declaração Universal, atualmente, os Diteiros Humanos estão sob ameaça na Europa pelo avanço de forças anti-democráticas. Por isso, no dia 10 vamos refletir o papel, a ação e o impacto da Sociedade Civil e ainda iremos discutir um plano conjunto, entre participantes e organizações, sobre uma ação efetiva para proteger os Direitos Humanos e a Democracia numa época em que ambos estão ameaçados.

O #NoDayWithoutUs é um evento (link para o facebook) que irá reunir cidadãs e cidadãos, representantes de muitas ONGs (Organizações não-Governamentais) e OSCs (Organizações da Sociedade Civil) de Portugal, de modo a disseminarem o impacto do seu trabalho em matéria de Direitos Humanos. O evento irá promover uma discussão sobre a proteção dos Direitos Humanos de modo a que cheguemos a uma conclusão sobre a avaliação do trabalho da Sociedade Civil em Portugal nesta matéria.

Porque é que organizamos este evento?

Porque, no dia 10 de dezembro de 2018, celebram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E neste dia, a Academia Cidadã, e muitas outras organizações europeias parceiras do European Civic Forum, decidiram mobilizar-se em simultâneo, promovendo ações por toda a Europa, que marcam a celebração dos 70 da Declaração.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi concebida em 1948, depois de uma guerra mundial onde os direitos de muitas pessoas foram brutalmente violados. Esta guerra foi iniciada pelo nazi-fascismo, que conseguiu subir ao poder em muitos países da Europa na década anterior, os anos 30.
Atualmente, temos novamente forças anti-democráticas, xenófobas, racistas e ultra-nacionalistas que ameaçam os Direitos Humanos por toda a Europa.

No dia 10 de dezembro, a Sociedade Civil celebrará os 70 anos da Declaração deixando claro que NÃO HÁ DIA SEM NÓS! Iremos continuar a lutar pelos Direitos Humanos e por Fazer da Europa, uma Europa melhor para TOD*S!

MEGA – MAKE EUROPE GREAT FOR ALL! É o nome da campanha em que o evento #NoDayWithoutUs está inserido. A Sociedade Civil da Europa mobiliza nesta campanha através do European Civic Fórum para lutar em uníssono contra as ameaças à Democracia e aos Direitos Humanos. Queremos impedir que o neofascismo ascenda ao poder nas Eleições Europeias em 2019!

 

EVENTO NO FACEBOOK

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.