O Grande Estágio do Outros Campeonatos


Partilhar / Share

Começou ontem um dos eventos que mais gozo e orgulho nos deu organizar.

 

Como a época exige, antes de começar o campeonato, há um estágio.

Durante 5 dias vamos estar na Associação Spin, em pleno bairro Padre Cruz, com a prática e a metáfora do estágio de futebol.

 

 

Dizemos metáfora porque nem só de futebol se trata (sabendo que o futebol de rua está e estará sempre presente nas actividades do Outros Campeonatos).

 

Organizamos 5 dias de actividades, uma delas o futebol de rua. Além deste, há oficinas de upcycling e de alimentação sustentável. Há teatro fórum e uma incubadora de acção onde falamos dos problemas do dia-a-dia que se enfrentam nos bairros onde os nossos participantes vivem e a se procuram soluções para alguns deles. Trazemos também pessoas com histórias de vida inspiradoras para conversar com os nosso jovens. A seu tempo, saberão quem são. 😉

 

Sim, bairros. Porque não viemos sozinhos da Quinta do Cabrinha para a Spin. Convidámos os amigos que fizemos ao longo destes meses de trabalho e eles responderam ao desafio. Connosco temos o pessoal do Dá-te ao Condado – E6G (que visitámos e nos visitaram) e os incansáveis parceiros da Associação Nacional de Futebol de Rua.

É uma alegria imensa juntar mais de 20 jovens de Lisboa, que provavelmente não se tornariam amigos de outra forma, num evento deste tipo. Juntos, vamos sair daqui mais fortes.

Começámos ontem com as apresentações da praxe, para quem ainda não se conhecia quebrar as primeiras barreiras da vergonha e do desconforto. Conversámos, através de uma dinâmica, acerca dos medos, das expectativas e das contribuições que cada grupo trazia para estes dias.

A Joana pôs caneta no papel e desenhou umas mochilas catitas para se organizar esta informação toda.

 

 

Jantámos todos por aqui, um churrasco dos bons. Depois vimos um filme. Bem, alguns viram o filme (mea culpa na adequação da escolha) sobre a problemática do aquecimento global. A escolha foi feita para introduzir algumas noções da necessidade de pensarmos o futuro do nosso planeta e da importância das nossas escolhas. A ideia é que estes temas vão sendo trabalhados ao longo destes 5 dias, coordenando com as oficinas de upcycling e de alimentação sustentável.

 

Durante a estadia, vamos dando notícias de como as coisas estão a correr.

 

Tanto aqui como na nossa página de Facebook.

 

Vão acompanhando que vão ser dias cheios!

 

Até já!


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

 

 

Deixar um comentário