Caravana Transeuropa em Lisboa


No passado dia 3 de maio recebemos a visita da Caravana Transeuropa, projeto desenvolvido pela organização não-governamental (ONG) European Alternatives, que quer promover a democracia, a igualdade e a cultura através das nações.

O encontro deu-se pelo meio da tarde de sábado, em Alfama, e duraria até ao início dessa noite. A equipa da Caravana, composta por quatro pessoas, começou por apresentar o projeto e seus objetivos. O propósito da visita era, por um lado, divulgar o Manifesto dos Cidadãos produzido pela ONG, por outro, conhecer a nossa organização, e ainda discutir e encontrar formas concretas de colocar as propostas presentes no Manifesto em ação.

Depois, foi a vez da Academia Cidadã apresentar-se. Seguindo os princípios da educação não-formal, realizamos dinâmicas simples que ajudaram a conduzir a reunião de uma forma fluída, mas rica em conteúdos. Assim, tivemos a oportunidade de discutir a razão de ali estarmos, as nossas ambições, receios, e o que poderíamos oferecer uns aos outros; apresentamos ainda os princípios, objetivos e finalidades da AC, assim como a sua constituição orgânica (polos), e ainda as nossas formas de trabalho desenvolvidas. No final, visualizamos o teaser de Dreamocracy, um documentário de Raquel Freire e Valérie Mitteaux. O Enrique Flores retratou este momento da forma mais original possível.

caravana-europa-18

(clicar em cima para ver os outros desenhos)

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.