10º aniversário da Academia Cidadã a falar de jornalismo e segurança


A Academia Cidadã celebrou no dia 15 de maio o seu 10º aniversário de existência e, em parceria com o “Setenta e Quatro”, conversámos online à volta da questão “vivemos no país mais seguro do mundo ou no da CMTV?”

O mote da Academia Cidadã foi lançado pelas pessoas que organizaram o Protesto da Geração à Rasca, de 12 de março de 2011, que inaugurou uma nova forma de participação cidadã na Europa, ao ser convocado nas redes sociais e sem apoios partidários ou institucionais.

Pouco mais de um ano depois, a 15 de maio de 2012, foi registada a Academia Cidadãcom o objetivo de impulsionar a cidadania ativa e a construção de raízes de desenvolvimento com princípios de sustentabilidade social, económica e ambiental.

A comemoração do aniversário aconteceu numa conversa transmitida em direto no Facebook da Academia Cidadã

A organização da última sessão da segunda temporada de Conversas #nuncamais, que têm como objetivo desmontar argumentos falaciosos da extrema-direita, aconteceu em parceira com o projeto de informação digital Setenta e Quatro. Teve como convidadas Cláudia Marques Santos, jornalista freelancer, e Ana Rita Alves, antropóloga. E, a moderar, Ricardo Cabral Fernandes (jornalista do Setenta e Quatro) e João Biscaia (editor de ensaios do Setenta e Quatro).

Conversas #nuncamais é uma das atividades da campanha #nuncamais para valorizar e fortalecer a democracia, identificando e desconstruindo práticas e discursos antidemocráticos. A cada conversa lançamos uma nova pergunta, baseada num preconceito veiculado por movimentos de extrema-direita, refletimos e encontramos estratégias para desmontar discursos discriminatórios, xenófobos e simplistas. 25 de Abril sempre, fascismo #nuncamais 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.