10 Anos da Academia Cidadã – Trabalho em Rede 1


Dos 10 anos de atividade da Academia Cidadã, destacamos o trabalho em rede do projeto “Direitos-Cidadãos”, os “Intercâmbios internacionais” e a “Plataforma TROCA”.

Direitos-cidadãos – Conjunto de formações em escolas de vários pontos do país sobre temáticas como não-discriminação, direitos humanos, privacidade digital e cidadania. Encontros temáticos de activistas da UE onde se discutiu o “como, quando e onde” as pessoas podem indivualmente e coletivamente proteger e aperfeiçoar os seus direitos. A Academia Cidadã participou em 4 encontros fora de Portugal, cujas temáticas foram “Cultura”, “Legislação”, “Média” e “Políticas”. Em Portugal foi organizado um encontro sobre “comunidade”, onde participaram 30 pessoas em 3 dias de evento.

Intercâmbios – Intercâmbios com uma dezena de parceiros internacionais, em quatro países da Europa – Roménia, Áustria, Espanha e Geórgia – que envolveu 15 pessoas durante um ano.

Participação na Plataforma Troca – Participámos ao longo de três anos na Plataforma Troca. Participámos na reuniões regulares e na recolha de assinaturas para a Iniciativa Cidadã, que atingiu 16 mil assinaturas em Portugal.

Em 2022, no dia 15 de Maio, a Academia Cidadã fez 10 anos e revisitou todas as 16 actividades que fez ao nível de sensibilização, trabalho comunitário, trabalho em rede e de mobilização. Ao longo destes dez anos, a Academia Cidadã envolveu 113 parceiros e as atividades aconteceram em vários países como Portugal, Roménia, Áustria, Espanha, Geórgia, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido e Itália. Foram imensas atividades de cariz variado, desde conversas, masterclasses, exibições de filmes, sessões públicas, manifestações, projetos de futebol de rua e documentários.

Subscreve a nossa newsletter em https://academiacidada.org/newsletter/

Faz um donativo, pontual ou regular, por MBway, débito direto, Patreon, Paypal ou transferência bancária. Ajuda a Academia Cidadã a multiplicar impacto positivo em https://academiacidada.org/contribuir/

“Direitos-cidadãos”: https://citizenrights.euroalter.com/

“Intercâmbios”: https://academiacidada.org/…/intercambios-e-formacoes…/

“Participação na Plataforma Troca”: https://www.plataforma-troca.org/

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.