Master Class “City Making and Tourism Gentrification”


15 a 22 de Abril I Mouraria, Lisboa

O Master Class “Tourism Gentrification and City-making” é desenvolvido pelo Stadslab (Fontys – Universidade de Ciências Aplicadas de Tilburg, Holanda), em parceria com a Academia Cidadã. Tem como objetivos lançar um olhar sobre o impacto que o turismo em massa tem na cidade de Lisboa e produzir soluções na área do planeamento urbanístico que evitem situações de exclusão social e económica através da especulação imobiliária, a falta de serviços públicos ou o desaparecimento de habitação a preços acessíveis para a maioria da população.

A Master Class está destinada a jovens profissionais das áreas do urbanismo, desenho urbano ou arquitetura e a área de intervenção é o bairro da Mouraria.

No âmbito da Master Class serão realizadas algumas atividades públicas.

 

18 Abril I 12h00 I Centro de Inovação da Mouraria

Seminário: Placemaking e Desenvolvimento Urbano Sustentável, por Igor Marko, Marko&Placemakers London

ENTRADA LIVRE

Estabelecer relação com um lugar pode muitas vezes ser perturbado por forças sociais, políticas ou económicas, com impacto directo sobre o ambiente construído. Como designers, temos o poder de inventar e desenvolver narrativas que vão para além do espaço físico, tendo em vista o envolvimento das pessoas e comunidades no processo de construção da cidade.
O seminário incidirá sobre o papel do “placemaking” como um catalisador para o desenvolvimento duradouro e sustentável. “Placemaking” é sobre a compreensão das complexas camadas de uma cidade, ligando-as de formas inesperadas e criando novas narrativas para permitir a curiosidade e o desejo de interagir com o espaço físico. Neste processo de concepção experimental, a função do “placemaker” é a de um criador, trazendo novas ideias, assim como a de um mediador, relacionando processos e pessoas. O seminário irá destacar estudos de casos específicos e ferramentas que podem promover o sentido da apropriação e relação com um lugar.

O seminário será em inglês.

*****************************

Igor Marko é co-fundador e diretor de Markov Placemakers, uma consultoria de design com sede em Londres para as cidades com base em princípios de transformação de placemaking e urbanismo verde. Somos uma equipa de urbanistas, pesquisadores e arquitetos, combinando competências para o desenho da cidade, estratégias urbanas, estratégias de desenvolvimento, masterplanning e comunicação. Marko & Placemakers faz parte de uma onda crescente de novas práticas urbanas que, fundamentalmente, pretendem mudar de um tipo de urbanismo focado no produto para um urbanismo baseado no processo.

 

22 de Abril I 17h00 I Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna

Apresentação pública dos resultados da Master Class

ENTRADA LIVRE

A primeira parte desta sessão será preenchida por uma comunicação feita pelo Sr. Vereador Manuel Salgado, seguida pela apresentação dos resultados da Master Class. Para concluir, haverá um debate aberto à assistência.

A sessão será realizada em inglês.

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.