Curso de Formação – Active Citizenship (ROMÉNIA)


Partilhar / Share

Targoviste, Roménia | 20-29 de Agosto

 

DESCRIÇÃO

O futuro democrático de uma nação é um bem inestimável e o envolvimento dos jovens na sociedade é essencial para o bom funcionamento e continuidade da democracia. Investigações sociológicas demonstram que os maiores segmentos da sociedade com maior capacidade de mudança são os jovens. Depende de nós, adultos, Youth Workers e educadores, o quanto a geração jovem estará preparada para assumir a responsabilidade de participação ativa na sociedade.
Infelizmente, as estatísticas globais revelam o baixo interesse dos jovens na vida democrática, no conhecimento das instituições do Estado, nos direitos e liberdades dos cidadãos, na participação ativa e na responsabilidade dentro da comunidade. Isso acontece devido à desigualdade social, a má governança em alguns casos, a crise social e económica, as enormes diferenças entre as classes sociais, especialmente nos países orientais. Muitas/os jovens perderam a confiança e motivação, apenas alguns deles acreditam que o futuro da sociedade está em suas mãos e que podem agir para mudar algo na sociedade.
O objetivo do Curso de Formação em Cidadania Ativa é tomar atenção a este tópico, mobilizar Youth Workers para encontrar soluções para aumentar a consciencialização sobre a importância da vida democrática dos jovens, encontrar métodos para estimular a participação ativa e mostrar as consequências da indiferença e não envolvimento na vida cívica.

OBJETIVOS

  • Aumentar o nível de conhecimento sobre participação juvenil e vida cívica;
  • Aumentar o nível de conhecimento sobre lobby e advocacia no tópico da cidadania ativa;
  • Reforçar as capacidades dos jovens trabalhadores para escolher, adaptar e implementar novos métodos de educação não formal para motivar e encorajar a participação dxs jovens na vida cívica;
  • Criar espaço para que xs jovens trabalhadores concebam e desenvolvam projectos sobre o tema da participação dos jovens e da vida cívica;
  • Desenvolver a cooperação entre organizações participantes, compartilhando experiências sobre políticas locais, nacionais e internacionais de juventude;
  • Para promover o desenvolvimento profissional e pessoal de trabalhadorxs jovens.

 

PERFIL PARA PARTICIPAR

32 jovens líderes e trabalhadores jovens (4 participantes por cada organização parceira) com mais de 18 anos (sem limite de idade) pertencentes a organizações parceiras, envolvidos, interessados e motivados a participar no projeto. Participantes são pessoas que desenvolvem atividades na área de cidadania ativa e participação juvenil na vida democrática que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre cidadania ativa, participação juvenil, democracia e direitos humanos.
Os participantes virão da Romênia, República Tcheca, Estônia, Lituânia, Macedônia, Malta, Portugal e República Eslovaca.

 

Prazo de inscrição: 13/07/2018

INSCREVE-TE AQUI:

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.