Outros Campeonatos por Lisboa


Continuamos a passear por Lisboa, a conhecer o trabalho de construção de comunidade que por cá se faz e a espalhar o futebol de rua por outras paragens.

 

 

Desta vez saímos do Cabrinha em direcção ao centro da cidade, para ir visitar a Casa do Brasil em Lisboa, em pleno Bairro Alto. Era Carnaval, impunha-se a visita, não é?

 

 

Fomos, como sempre até agora, imensamente bem recebidos. O Diógenes explicou-nos como funciona a Casa do Brasil em Lisboa, os serviços que prestam à comunidade e as actividades que organizam. Foi mais uma oportunidade de conhecer pessoas que se organizam em volta do bem comum, da organização de melhores condições para todos. Levamos destes encontros ideias e boa energia para continuar a fazer o que fazemos e melhorar as nossas práticas.

Seguimos em direcção ao Jardim do Princípe Real para uma jogatana de futebol de rua em plena cidade. Estivemos por lá a divertir-nos e a mostrar aos curiosos como o futebol de rua é para todos e em qualquer lugar.

 

 

Almoçamos no miradouro de S. Pedro de Alcântara, uma das melhores vistas da cidade e, no fim e de barriga cheia, ainda houve tempo para mais uma futebolada.`

 

 

A partir daí o Lisbon Sustainable Tourism pegou no mapa e levou-nos pela zona histórica. Passámos pela Igreja de São Roque, pelo Carmo, Rossio, Igreja de São Domingos, Martim Moniz e Mouraria.

 

 

Falámos do que a cidade é e foi, de como nos orientamos nestas zonas, dos edifícios como eram e como são hoje.

 

 

No fundo, passeamos para nos conhecer melhor e para pensar em conjunto naquilo que queremos para nós e para a cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São sempre dias bons. Sempre.

O próximo é dia 11, e já estamos em pulgas!


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.