O Cabrinha Campeão


GANHÁMOS!

 

Pronto, já gritámos.

 

No passado sábado, tivemos a honra de ser convidados para o IX Torneio de Futebol de Rua do Bairro Padre Cruz.

 

A Associação Nacional de Futebol de Rua organizou um evento formidável, na recente praça de futebol de rua no coração do bairro.

Foi com um enorme prazer que fomos, mais uma vez, até Carnide para conviver com os nossos parceiros; aqueles que nos ensinaram o pouco que sabemos sobre estas andanças do futebol de rua. Tudo o que aqui temos feito relacionado com o futebol de rua, a eles devemos.

 

 

Sem rodeios: saímos da Quinta do Cabrinha animados com a tarde que íamos passar a Carnide, e sem expectativas nenhumas em relação à classificação que iriamos obter no torneio. Nem sequer foi uma questão que fosse levantada por alguém (mesmo, nem o mais competitivo dos nossos jogadores falou de tal coisa, e isso, para nós, é bom sinal). O futebol de rua não é sobre a competição, é sobre o jogo, as pessoas que o jogam e como é que se comportam quando o jogam. Ponto.

 

 

Dito isto, ganhar deixa-nos sempre felizes. E não há ponta de mal nisso. Mas não ganhar a todo o custo. E o que se viu dentro do campo da Praça Comunitária do Bairro Padre Cruz tanto nos orgulha. Um grupo de malta jovem, com diferenças de idade significativas, junto, coeso, disponível, empático. De mãos dadas e com o coração na boca, a correr dentro de campo em uníssono. A ultrapassar os preconceitos que tinham em relação à sua própria capacidade como grupo, como equipa. Sem se discriminarem, sem se perderem em minudências, jogando todos, elevando-se uns aos outros. Como uma comunidade, engrenada.

 

 

Ganhou-se jogo a jogo, com dificuldade, e no fim fez-se a festa. E depois relativizou-se tudo e continuou-se a festejar.

 

 

O regresso ao bairro foi animadíssimo, entre cantigas e cortejos pelas ruas da Quinta do Cabrinha, a mostrar o orgulho que sentiam e a sentir os sorrisos de com quem se cruzavam.

 

Agora, continua-se o trabalho. Foi bom ganhar o primeiro torneio para que fomos convidados. É bom aumentar a auto-estima de uma comunidade jovem que não está habituada a sentir-se importante. E melhor ainda, é ouvir estes mesmos jovens a dizer que ganhar não é assim tão importante. Que o que verdadeiramente dali trouxeram foi o conhecimento de que se fizerem aquilo que pretendem de maneira focada, tranquila e organizada, coisas boas acabam por acontecer. Que o trabalho e a perseverança deles é o que realmente conta. Nem mais.

 


A todos os que participaram no torneio, o nosso gigante obrigado por uma tarde de convívio incrível.

 

 

À Delta Cafés, o gigante obrigado por darem a possibilidade destes jovens terem orgulho numa camisola.

 

O Outros Campeonatos continua, cada vez com mais orgulho, o trabalho na Quinta do Cabrinha.

 

Venham até cá e vejam. E ajudem, se assim entenderem.

 

Até já!

 


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.