Caros Eurodeputados que votaram contra a Resolução sobre a Busca e o Salvamento de Vidas Humanas no Mediterrâneo,
Uma Europa que deixa os vizinhos implorando auxílio a morrer à sua porta não pode ter orgulho no que se tornou.
Sabendo da orientação de voto por vós exercida no Parlamento Europeu, a 24 de outubro, vimos expressar o nosso profundo repúdio. Pois ela desrespeita frontalmente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, nomeadamente o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal (artigo 3º), o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu (13º), e o de procurar asilo noutros países (14º), entre outros.
Temos vergonha e asco dos votos que exerceram por cruelmente negarem os princípios mais básicos de dignidade e proteção da vida humana. O vosso voto não representa os portugueses mas uma mentalidade oportunista, assente no calculismo político-partidário, que mostra a face de uma Europa desumana e assassina. Uma mentalidade que a extrema-direita tem promovido e que, agora, a dita “direita moderada” pretende cavalgar, com discursos racistas, discriminatórios e simplistas.
Dizem-se democratas e cristãos, mas o vosso voto nem foi democrático nem cristão.
Um ato democrático teria obrigatoriamente que garantir o cumprimento dos Direitos Humanos, o combate ao racismo e à discriminação. Mas o vosso voto é uma sentença capital que transforma o Mar Mediterrâneo numa gigante vala comum.
E muito menos é um ato cristão, pois é desumano, baseado no ódio e na indiferença face à miséria. São estes os valores que o vosso Europeísmo Cristão defende?
No vosso voto não cabe o Cristo de Isaías. O Cristo que é refúgio para os pobres, para os necessitados e aflitos. No vosso voto também não cabem as palavras do Papa Francisco quando nos diz que “Encontramos Jesus no pobre, no rejeitado, no refugiado. Não deixemos que o medo nos impeça de acolher o próximo necessitado!” Porventura não vos lembrais de que malditos são os que defraudam os direitos dos estrangeiros e dos órfãos e das viúvas?
Se um dia a Europa voltar a cair nas mãos do fascismo, serão vocês e os vossos colegas da “direita moderada” europeia os principais responsáveis pois, com escolhas políticas como a que tomaram na votação desta Resolução, abrem de forma escancarada uma porta que devíamos, a bem da democracia, manter bem fechada.
Despedimo-nos com votos de condolências pela vossa consciência. E que os gritos de angústia e terror que nos chegam do Mediterrâneo vos persigam até ao fim dos vossos dias.
Com sentido repúdio,
A Academia Cidadã
Créditos da foto: Nilüfer Demir from DHA Agency (Turkey) / Páginas oficiais de Facebook dos 2 políticos
Não, não se pode conceber um mundo onde não haja dignidade humana; um lugar na terra para todos. É um crime o que os senhores eurodeputadas cometem. Tenha vergonha e consciência do mal que reina nos vossos corações que, batem sem razão. Que tal ver os vossos filhos nas mesmas condições? Pensem seus atrofiados mentais! Tenham vergonha!
… não me surprederam em nada, os valores dessa gente sao mesmo esses … estao no bem bom os outros que se f@@@@@ desenrasquem…
Também eu fiquei indignada quando comecei a ver este tipo de notícia/comentário. Entretanto fui tentar perceber o que se passou e de facto ninguém votou expressamente no não salvamento de refugiados. Surpreende-me a mim contudo que uma organização como a vossa não tenha feito esse esforço e que esteja agora a dar um vínculo político incriminando a direita pelo sucedido.
Em resumo houve varias propostas de diferentes orientações políticas, os deputados de esquerda votaram contra as propostas apresentadas pela direita e os de direita contra as propostas apresentadas pela esquerda (grosso modo). Dizer que os de direita votaram contra o salvamento de refugiados não é correcto caso contrário o mesmo argumento também funcionava para os deputados de esquerda quando votaram contra as propostas apresentadas pela direita.
Somos todos a favor do salvamento de refugiados independentemente da nossa cor, religião ou orientações Políticas. Reduzir esta questão simplesmente a esquerda ou direita sendo a direita o demônio e a esquerda os bons de coração não me parece que seja sério nem que resolva questão nenhuma. Esperava muito mais de vós.
Cara Teresa, obrigada pelo comentário. Em jeito de resposta, sugerimos que leia o seguinte artigo: https://www.dn.pt/mundo/a-polemica-votacao-sobre-migrantes-e-refugiados-o-que-se-passou-afinal-11469169.html