(Português) Solidariedade com o Curdistão


Sorry, this entry is only available in Português. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Concentrações contra os Curdos de

Afrin, Síria

Quinta-feira, 15 de março de 2018
Lisboa (19:00) – Embaixada da Alemanha, Campo dos Mártires da Pátria, 38
Porto (18:00) – Avenida dos Aliados

ERDOGAN PREPARA O GENOCÍDIO DE AFRIN

Desde 18 de Janeiro de 2018, o cantão curdo de Afrin é bombardeado pelo Exército do Estado Turco de Erdogan. As ocupações de vilas e os ataques a alvos civis demonstram bem o seu interesse em aniquilar o povo curdo de Afrin. Sobre o pretexto de intervir para eliminar grupos terroristas, o Ditador Turco, apoiado pela extrema direita, tenta esmagar a autonomia que os Curdos conquistaram nas suas lutas contra o Estado Islâmico.

Ironicamente, a Turquia tem como aliados os grupos jihadistas FSA e a muito conhecida, Al-Qaeda. Erdogan e o seu Estado são responsáveis pelo dizimar de várias aldeias curdas, tendo apenas neste ataque já morrido mais de 400 civis. Qualquer civil que tente abandonar a zona de guerra é perseguido pelo exército de Erdogan. O Estado Turco cortou no dia 9 de março o acesso a água a Afrin. Neste momento estão milhares de pessoas dentro de um cerco genocida. O carácter terrorista de Erdogan expressou-se ainda através do uso de armas químicas, incluindo Napalm, violando a lei internacional mais uma vez.

 

Quem são os responsáveis?

Não é só Erdogan o responsável dos crimes contra a humanidade aqui enumerados. São também responsáveis o Estado Português, os Estados da União Europeia, os órgãos da mesma, a NATO, o silêncio da ONU e seus Estados integrantes, o silêncio dos média em Portugal e no mundo. São também responsáveis: as empresas e bancos que financiam e disponibilizam a venda e compra de material bélico para o Exército Turco; e o Estado Alemão, que além de permitir e incentivar, ainda censura o movimento curdo.

Numa ação de solidariedade internacional, queremos demonstrar que os Curdos de Afrin não estão abandonados. No Porto ou em Lisboa, junta-te às nossas concentrações contra o genocídio curdo de Afrin. Ajude-nos a divulgar estes eventos.

Pelo fim do genocídio de Afrin,
Pelo fim do consentimento da UE,
Por solidariedade aos povos do Curdistão,
Nós manifestamos!

Estas ações estão a ser organizadas em parceria com:

Plataforma de Solidariedade com os povos do Curdistão
– Resistência Estudantil Luta e Liberdade, RELL-Porto e RELL-Lisboa
Guilhotina.info
Um Ativismo por Dia

 

Informa-te:
– Euronews, Exército turco cerca já Afrin
– Aljazeera, Turkey forces encircle Kurdish-controlled centre of Afrin
– Newsweek, Afrin under siege: Turkey prepares to crush Kurdish Enclave
– Independent, Syria’s war of ethnic cleansing: Kurds threatened with beheading by Turkey’s allies if they don’t convert to extremism

– RTP notícias, Civis querem servir de escudos humanos em torno de Afrin contra a Turquia

Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.