Foi Assim que Começámos – Encontro sobre Associativismo Juvenil e Cidadania Activa


No passado dia 26 de Janeiro teve lugar mais uma acção do Outros Campeonatos, na Quinta do Cabrinha.

O encontro “Foi assim que começámos”, teve como objectivo recolher e partilhar, de forma relativamente informal, histórias de experiências de associativismo juvenil a acontecer na zona de Lisboa.

Seguindo as linhas orientadoras do Outros Campeonatos, os testemunhos das associações convidadas eram dirigidos à comunidade da Quinta do Cabrinha e os jovens responderam à chamada aparecendo em força.

Esta iniciativa surgiu no seguimento de uma conversa com o Jorge Ramos, membro do grupo informal de jovem Ventos de Mudança, nosso parceiro.
Sendo o Jorge habitante do bairro desde a sua génese, já tinha passado pelo processo de tentativa de criação de uma associação juvenil aqui na Quinta do Cabrinha. Essa tentativa saiu gorada mas o bichinho ficou e volta agora.

Chegámos em conjunto à conclusão de que seria de interesse para os jovens da Quinta do Cabrinha ouvir histórias de pessoas que passaram por este processo, e partilhando dificuldades, suor e força de vontade, conseguiram levar a bom porto os seus esforços de associação.

Convidámos associações com actividades tão díspares quanto nos lembrámos para demonstrar que as ideias são coisas poderosas, que reflectindo sobre aquilo que queremos mudar ou realizar podemos sonhar soluções e projectos para atingir os nossos fins.

Estiveram presentes membros da rede ex aequo, da Locals Approach, da Rede Participação Juvenil de Sintra e da Academia Cidadã. O encontro contou ainda com a presença da Sr.ª Vereadora da Habitação e Desnvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques e do Sr.º Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado e do Presidente e Coordenador do Projecto Alkântara, Sr.º Filipe Santos.

O encontro decorreu num registo de informalidade. Nós, do Outros Campeonatos, abrimos as hostilidades contando a história de como surgiu a Academia Cidadã e o projecto que agora corre na Quinta do Cabrinha e o Jorge Ramos contou a história dos Ventos de Mudança, de como nunca se chegaram a formalizar e do porquê da ideia de criar este encontro.

A conversa prosseguiu, e sempre dirigida para os jovens que se encontravam na sala, nas palavras da Srª Vereadora Paula Marques que salientou a importância dos jovens ali se encontrarem dispostos a juntar-se e conhecer formas de realizarem em conjunto aquilo que queriam ver acontecer no seu próprio bairro.

As intervenções dos convidados foram-se sucedendo e houve uma primazia de entusiasmo em relação à presença de tantos jovens na sala. Emergiu uma tendência que assentou na necessidade em criar um foco temático de intervenção de uma futura associação e na disponibilidade para ajudar na resolução de problemas que se enfrentam dentro e fora do bairro.

Encontrar soluções para questões relacionadas com higiene pública, estacionamento ilegal de viaturas nas ruas da Quinta do Cabrinha, a escassez de actividades culturais e desportivas para a sua faixa etária, utilização do espaço público e viagens turísticas, foram referidas pelos jovens como necessidade.

Foi também apresentada a importância de haver um espaço disponível para se realizarem reuniões deste grupo de jovens, algo que o Presidente Davide Amado disse não ser um problema de difícil resolução.

Ao longo de uma hora e meia fez-se referência a vários projectos, falou-se de dificuldades de gestão de associações, da gratificação por ver trabalho bom e bem feito a surgir das cabeças que o imaginam e houve um clima de apoio e vontade de ver surgir coisas novas.

Foi bom ver tanta gente à volta da mesa e sentir que é possível por coisas em andamento. Agora é continuar de mangas arregaçadas e seguir em frente.

É por isto que cá estamos.

Até já!


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.