CINEMA GRÁTIS: “Cidade Guiada” I Cine Café Turistificação


Realizado por Catarina Leal no âmbito do Mestrado que desenvolveu em Antropologia, Cidade Guiada documenta um dos maiores problemas vividos actualmente no centro histórico de Lisboa: a gentrificação pelo turismo. Fenómeno há muito observado em cidades como Barcelona, Berlim ou Londres, a gentrificação é um sintoma urbano, que afecta sobretudo as populações mais desprotegidas que habitam as cidades.

O turismo representa um dos principais recursos adoptados para dinamizar a economia em bairros como a Graça, Alfama e Mouraria. Com uma indústria cada vez mais sustentada na população estrangeira, revalorizam-se e reabilitam-se bairros portugueses todos os dias. Já com poucos moradores antigos, deles só restam as fachadas dos prédios.

 

Cidade Guiada lança ainda uma questão cada vez mais pertinente: como se requalifica um bairro ou uma cidade ao serviço da população e não do turismo?

 

A projecção do filme será seguida por um debate, com a presença da realizadora Catarina Leal, da Joana Jacinto, promotora do projeto Lisbon Sustainable Tourism, e do João Seixas, professor e investigador na área do urbanismo.


Incluído no projecto Turistificação, o Cine-Café Turistificação tem como pano de fundo o tema do turismo e gentrificação. Este ciclo pretende apresentar diferentes perspectivas sob um mesmo problema que muito tem afectado o desenvolvimento urbano e social: a gentrificação pelo turismo em massa.

Serão ainda exibidos, no Cine Café Turistificação, os seguintes filmes:

19 Abr – Bye bye Barcelona (Eduardo Chibás, Espanha)
17 Mai – Vendemmia (Itália)
21 Jun – The Goose with the golden eggs (Costa Rica)


Para além disso, a Academia Cidadã, desenvolve, em parceria com o Stadslab (Fontys Universidade de Ciências Aplicadas de Tilburg, Holanda), a Master Class “Tourism Gentrification and City-making”, entre 15 a 22 de Abril, tendo como principal objetivo produzir soluções na área do planeamento urbanístico que evitem situações de exclusão social e económica e tendo como área de intervenção a Mouraria.
Esta Master Class está destinada a jovens profissionais das áreas do urbanismo, desenho urbano ou arquitectura. Os interessados devem entrar aqui, para mais informações e inscrições.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.