CINEMA GRÁTIS: “Alto Bairro” | Cine-Café Turistificação


Turistificação, mas que grande palavrão!

Lisboa Vadia I 16 Fevereiro I 21h30

 

Com estreia no ano passado no cinema e rodado em pouco mais de um mês, “Alto Bairro” dá voz às pessoas que sempre lá viveram e aquelas que tiveram que sair. Do realizador Rui Simões, este documentário retrata um bairro em constante mudança, dos anos 50 até aos dias de hoje. Lugar de prostituição e boémia, “Alto Bairro” apresenta-nos, primeiro, uma Lisboa típica dos cafés e das mercearias de rua, das antigas pensões e das roupas estendidas à janela, testemunhada, entre a calma das tardes e a azáfama das noites, pelos mesmos moradores que têm visto o despejo de muito comércio local, a degradação de escolas, a construção em massa de hostels e hotéis, a poluição nas ruas e a exclusão social.

A projeção do filme, que tem o apoio da produtora Real Ficção, será seguida por um debate, com a presença da investigadora Fabiana Pavel, da Associação de Moradores do Bairro Alto.

Incluído no projeto Gentrificação pelo Turismo e City-Making, o Cine-Café Turistificação tem como pano de fundo o tema do turismo e gentrificação. Este ciclo pretende apresentar diferentes perspetivas sob um mesmo problema que muito tem afetado o desenvolvimento urbano e social: a gentrificação pelo turismo em massa.

Sob o olhar de vários especialistas que analisam esta problemática em países como Portugal, Espanha, Itália e Costa Rica, estas sessões têm como objetivo estimular o debate e lançar um olhar sobre o impacto que a gentrificação pelo turismo tem nas cidades de hoje.

 

Outros filmes deste ciclo:

  • 15 Mar – Cidade Guiada (Portugal) – com a presença da realizadora Catarina Leal, e da Joana Jacinto do projeto Lisbon Sustainable Tourism
  • 19 Abr – Bye bye Barcelona (Eduardo Chibás, Espanha) – com a presença de duas pessoas ex-residentes em Barcelona
  • 17 Mai – Vendemmia (Itália)
  • 21 Jun – The Goose with the golden eggs (Costa Rica)

 

Para além disso, a Academia Cidadã, irá desenvolver, em parceria com o Stadslab (Fontys Universidade de Ciências Aplicadas de Tilburg, Holanda), a Master Class “Tourism Gentrification and City-making”, entre 15 a 22 de Abril, tendo como principal objetivo produzir soluções na área do planeamento urbanístico que evitem situações de exclusão social e económica e tendo como área de intervenção a Mouraria.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.