Curso de Formação – Active Citizenship (ROMÉNIA)


Partilhar / Share

Targoviste, Roménia | 20-29 de Agosto de 2018

Entre 20 e 29 de agosto, a Academia Cidadã enviou alguns jovens portugueses para a cidade de Targoviste, na Roménia, onde foram recebidos pela nossa associação parceira BeYou Romania, no projeto Ative Citizenship. Este projeto abordou o tema do ativismo, consciencializando *s participantes sobre a importância de sua participação ativa nos níveis local, nacional e global, através da educação não formal. Uma vez que o envolvimento ds jovens na sociedade é essencial para o bom funcionamento e continuidade da democracia, estamos felizes por ter dado *aos jovens portugueses a oportunidade de se empoderarem com este projecto.

Este Curso de Formação foi concebido para desenvolver o pensamento crítico ns participantes, mostrando-lhes as várias formas de se ser ativ nas suas sociedades. As várias facetas da participação política e social foram-lhes apresentadas. Assim, os participantes puderam reconhecer que ser um* cidadão* ativ* não é apenas participar na realidade governamental e partidária. Este processo passa por várias etapas: (1) Informação – na qual a importância dos mídia e do pensamento crítico foi reconhecida como um meio de impedir a disseminação de “fake news“; (2) o voto – enfatizando o papel e a importância do poder do voto, através do qual s cidadãos definem os governos que, em teoria, representá-ls-ão no processo de tomada de decisões; (3) outros – como consciencialização política, manifestações, ativismo, voluntariado e solidariedade social. Todos estes valores e ações são extremamente importantes para manter o funcionamento adequado de uma sociedade democrática.

Durante estes dias, foram realizadas atividades de desenvolvimento pessoal e interpessoal, resolução de problemas em grupo, debates e atividades culturais e recreativas. s jovens envolvids também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história da cidade de Targoviste, visitando o seu castelo, o museu comunista (onde ditadores romenos foram presos), os seus parques e o seu centro histórico.

Para fazer a disseminação do Active Citizenship, a nossa organização está a envolver s participantes de Portugal numa estratégia que visa desenvolver um grupo de pessoas que estão dispostas a causar um impacto positivo na sociedade. Já propusemos aos participantes, para ajudarem-nos a implementar esta estratégia.

Considerando que esta actividade foi financiada pela Comissão Europeia através do programa ERASMUS +, a BeYou Association,  nossa parceira, conseguiu reunir todas as condições para facilitar ao*s participantes um projeto em que os valores europeus foram promovidos. Sendo uma organização muito confiável e profissional, realmente acreditamos que o Active Citizenship teve um impacto positivo em todas as partes envolvidas (nos participantes, na comunidade local, na organização anfitriã e nas parceiras).

Testemunho de um dos participantes do projeto, Miguel Ferreira:

“Foi extremamente enriquecedor para mim participar neste Intercâmbio Jovem. Tive a oportunidade de conhecer outras culturas, provar novos sabores e enriquecer a minha própria cultura. Para além disto, ainda tive a oportunidade     de aprender mais sobre como ser um cidadão mais activo, e de me inspirar em jovens de toda a Europa para continuar a desenvolver actividades aqui em Portugal neste sentido. Agora, terei muito mais facilidade em desenvolver actividades de grupo com as ferramentas e métodos de educação não formal que adquiri durante este projecto.”

 

DESCRIÇÃO

O futuro democrático de uma nação é um bem inestimável e o envolvimento dos jovens na sociedade é essencial para o bom funcionamento e continuidade da democracia. Investigações sociológicas demonstram que os maiores segmentos da sociedade com maior capacidade de mudança são os jovens. Depende de nós, adultos, Youth Workers e educadores, o quanto a geração jovem estará preparada para assumir a responsabilidade de participação ativa na sociedade.
Infelizmente, as estatísticas globais revelam o baixo interesse dos jovens na vida democrática, no conhecimento das instituições do Estado, nos direitos e liberdades dos cidadãos, na participação ativa e na responsabilidade dentro da comunidade. Isso acontece devido à desigualdade social, a má governança em alguns casos, a crise social e económica, as enormes diferenças entre as classes sociais, especialmente nos países orientais. Muitas/os jovens perderam a confiança e motivação, apenas alguns deles acreditam que o futuro da sociedade está em suas mãos e que podem agir para mudar algo na sociedade.
O objetivo do Curso de Formação em Cidadania Ativa é tomar atenção a este tópico, mobilizar Youth Workers para encontrar soluções para aumentar a consciencialização sobre a importância da vida democrática dos jovens, encontrar métodos para estimular a participação ativa e mostrar as consequências da indiferença e não envolvimento na vida cívica.

OBJETIVOS

  • Aumentar o nível de conhecimento sobre participação juvenil e vida cívica;
  • Aumentar o nível de conhecimento sobre lobby e advocacia no tópico da cidadania ativa;
  • Reforçar as capacidades dos jovens trabalhadores para escolher, adaptar e implementar novos métodos de educação não formal para motivar e encorajar a participação dxs jovens na vida cívica;
  • Criar espaço para que xs jovens trabalhadores concebam e desenvolvam projectos sobre o tema da participação dos jovens e da vida cívica;
  • Desenvolver a cooperação entre organizações participantes, compartilhando experiências sobre políticas locais, nacionais e internacionais de juventude;
  • Para promover o desenvolvimento profissional e pessoal de trabalhadorxs jovens.

 

PARTICIPANTES

32 jovens líderes e trabalhadores jovens (4 participantes por cada organização parceira) com mais de 18 anos (sem limite de idade) pertencentes a organizações parceiras, envolvidos, interessados e motivados a participar no projeto. Participantes são pessoas que desenvolvem atividades na área de cidadania ativa e participação juvenil na vida democrática que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre cidadania ativa, participação juvenil, democracia e direitos humanos.
Os participantes virão da Romênia, República Tcheca, Estônia, Lituânia, Macedônia, Malta, Portugal e República Eslovaca

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.