Manif Anti-Sanções – Por uma União Europeia democrática e sem chantagens! 1


O processo de sanções tem sido totalmente injustificado e aleatório.

A regra dos 3% de défice já foi violada mais de 100 vezes, por vários países. Se não nos manifestarmos, Portugal e Espanha serão os primeiros a sofrer por não a terem cumprido – o que, no caso Português, corresponde aos anos entre 2013 e 2015, período político representado pelo anterior Governo. Governo esse que promoveu austeridade em submissão à própria UE, que afectou pobres, jovens, desempregados, precários, reformados, imigrantes e tantos outros.

As sanções a Portugal – medida fortemente apoiada pela Comissão Europeia – e decidida esta terça-feira, em Bruxelas, pelo Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), são resultado de um medo. O medo de um País que elegeu democraticamente uma maioria parlamentar contrária à austeridade.

A decisão dos Britânicos em referendo (resultado de um discurso populista, xenófobo e anti-Europeu, que a extrema-direita constrói aos olhos de uma UE segregada); a crise financeira; a falta de legitimidade democrática das instituições europeias não-eleitas e até de legalidade (por exemplo, o “Eurogrupo” não está previsto em qualquer tratado); a corrupção e; sobretudo, mais medidas de austeridade exigidas sob ameaça de sanções, são motivos para convocarmos esta Manifestação – movimento para apoiar uma nova agenda europeia, longe do trajecto que tanto desemprego, precariedade, exclusão e pobreza tem criado!

Traz contigo a tua história. Não podemos deixar que as políticas actuais da UE e da zona Euro continuem a hipotecar de forma discriminatória o futuro dos países mais frágeis.

Vem reclamar uma Europa diferente, mais cooperativa, democrática e inclusiva. Junta-te à

Manif Anti-Sanções – Por uma União Europeia democrática e sem chantagens!


24 de Setembro, às 15H

LISBOA: da representação da UE (Largo Jean Monnet) para a Liberdade (Av. da) | evento no facebook

Outros locais já confirmados:

BRAGA: Praça da República | evento no facebook

PORTO: Avenida dos Aliados | evento no facebook

Mobiliza-te!
Queres organizar um evento na tua própria cidade?

Contacta-nos!

manifantisanco

 


Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

One thought on “Manif Anti-Sanções – Por uma União Europeia democrática e sem chantagens!