A Academia Cidadã está à procura de profissional com dinamismo e criatividade para se juntar à nossa equipa em regime em trabalho remoto (incluindo esporádicas deslocações no país e estrangeiro). Serás o motor da nossa comunicação e construção de comunidade, contando histórias que importam e dando voz a projetos que fazem a diferença na defesa da democracia e dos direitos humanos.
A/o profissional será responsável pela elaboração e implementação do plano de comunicação, gestão de redes digitais, criação de conteúdos e desenvolvimento de materiais multimédia de apoio aos projetos em curso.
É essencial que a/o candidata/o esteja alinhada/o com os valores da associação, nomeadamente com a defesa dos direitos humanos, e que tenha motivação para promover o aprofundamento da democracia, a dignidade da pessoa humana na sua diversidade, a multiculturalidade, a interculturalidade e a construção de uma sociedade universalmente livre, justa, consciente, crítica e solidária
Principais responsabilidades
- Desenvolver e executar o plano de comunicação institucional (visibilidade, sustentabilidade, reputação e construção de comunidade);
- Gerir e dinamizar a presença online (LinkedIn, Facebook, Instagram, TikTok, YouTube), incluindo planeamento, criação de conteúdos, análise e reporte de resultados;
- Atualizar e gerir o site institucional (em WordPress): revisão, edição de textos, publicação de conteúdos e acompanhamento de métricas;
- Criar e adaptar materiais de comunicação e divulgação (textos, gráficos, vídeos e fotografias);
- Realizar a produção, captação e edição de vídeos e fotos;
- Desenvolver e adaptar materiais didáticos e gráficos de projetos da organização para formatos de comunicação;
- Fazer traduções (de português para inglês) dos materiais de comunicação.
Requisitos
- Domínio de ferramentas de design e criação: software de vídeo (Adobe Premiere, CapCut ou similar);
- Experiência em gestão de redes sociais e comunidades online;
- Capacidade de edição de conteúdos visuais (vídeo, foto e materiais gráficos);
- Bons conhecimentos de Microsoft Office e WordPress;
- Bons conhecimentos em português e inglês (oral e escrito), nomeadamente utilizando linguagem neutra e inclusiva.
Formação e/ou experiência
- Formação e experiência em Comunicação Social, Comunicação e Multimédia, Cinema e Audiovisual ou áreas similares;
- Experiência na produção de conteúdos digitais, storytelling multimédia e comunicação institucional;
- Experiência comprovada em captação e edição de vídeo (obrigatório).
- Experiência de trabalho e/ou voluntariado em organizações sem fins lucrativos e/ou cooperativas será grandemente valorizado.
Condições
- 20 horas de trabalho semanal, em regime remoto integral;
- Contrato a termo certo de12 meses (com possibilidade de renovação, mediante sucesso dos esforços de angariação de fundos a serem efetuados pela organização);
- Salário bruto mensal de 750,00 €;
- Subsídio refeição diário de 6€.
Candidaturas
Envia o teu CV, portefólio (trabalhos em vídeo/gráfico/texto) e breve carta de motivação para: info@academiacidada.org com o assunto “Candidatura a Técnica/o de Comunicação e Multimédia”, até ao dia 15 de outubro de 2025.
Mais sobre a Academia Cidadã
A Academia Cidadã defende a aplicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e da Constituição da República Portuguesa. Lutamos por direitos como a liberdade de expressão, de associação e de protesto, a equidade e a não discriminação, atuando a nível local, nacional, europeu e internacional.
A Academia Cidadã tem por objetivo impulsionar a cidadania ativa e a construção de raízes para uma sociedade organizada em função das necessidades das pessoas, independentemente da sua origem, e que respeite os limites físicos e de biodiversidade do planeta.
A nossa ambição é capacitar pessoas e organizações no exercício da defesa e aprofundamento da democracia, na resolução da crise climática e das várias crises sociais que assolam a maioria da população.
Promovemos a capacitação e sensibilização de comunidades, organizações da sociedade civil, defensores de direitos humanos e justiça climática. Monitorizamos, reportamos e alertamos para as ameaças ao espaço cívico, dialogamos com decisores políticos, participamos em consultas e campanhas. Utilizamos metodologias participativas inspiradas na educação não formal intergeracional e na pesquisa participativa e ativa. Porque acreditamos que a política diz respeito às pessoas e às comunidades e a todas devem ser dados os meios para nela intervir, individual e coletivamente.
A construção de alianças, criação de pontes entre diferentes setores e territórios, atividades educativas, comunicacionais e culturais são as nossas formas de intervenção. Move-nos a convicção de que a democracia e a cidadania não se esgotam no voto. E a transformação social só acontece com a participação das pessoas organizadas. Todos os dias e em todas as áreas da nossa vida!
Sabe mais em https://academiacidada.org/manifesto/