Síntese por Igor Marko
Fotos @ Academia Cidadã e participantes da Master Class
A regeneração urbana de um estudo de caso altamente desafiador foi centrada num dos bairros mais antigos de Lisboa – Mouraria.
Lisboa Masterclass # 1 – Explorando Mouraria – análise do local, observação e mapeamento
Paula Marques, vereadora do pelouro da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, abrindo a Master Class e deixando um desafio aos participantes: “lançar propostas à CML!”
A Mouraria teve origem como um bairro mouro do século 13 e manteve-se uma área marginal do centro. Hoje em dia, zonas da Mouraria são afetadas pelo turismo, outras ainda estão negligenciadas, com altos níveis de população migrante e habitação . Os preços baixos dos imóveis e a proximidade com outras zonas turísticas (Alfama, Castelo) levanta hipóteses realistas de que Mouraria irá enfrentar grande afluxo de investimentos em imóveis e infra-estrutura turística, resultando em gentrificação.
O projeto Lisbon Sustainable Tourism a acompanhar o grupo numa visita de campo ao centro histórico de Lisboa.
Lisboa Masterclass # 2 – Métodos e Processos – conectando redes espaciais e sociais
O workshop foi organizado em uma série de sessões de grupo dinâmicas, incluindo mapeamento, construção de narrativas urbanas, entrevistas de campo, construção de personagem e role play. Sobrepusemos redes físicas e sociais que constituem qualidades atuais da Mouraria, que se tornarão fundamentais para preservar a autenticidade e desenvolver resiliência dentro deste bairro. Preservar qualidades e personagens locais vai compensar os desafios do futuro que a Mouraria está a enfrentar em função do crescimento do turismo.
Mapeamento: texturas, espaços e sensualidade
5 horas = 40 entrevistas, 40 histórias
Lisboa Masterclass # 3 – Apresentação – descobertas e oportunidades
A longa semana da masterclass culminou numa tarde de apresentações públicas na presença do Vereador do Urbanismo (Manuel Salgado) e da Vereadora da Habitação (Paula Marques) da Câmara Municipal de Lisboa, especialistas de planeamento, membros da comunidade local e das partes interessadas.
Os resultado obtidos na Master Class foram reunidos no booklet Master Class Lisbon 2016 – City Making and Tourism Gentrification, de livre consulta online.
Foi ainda produzida a curta documental, pelo realizador Fabio Petronilli, que pode ser também assistida online.
Os resultados da pesquisa indicam que a negociação do Citymaking é um processo contínuo com base em:
1. Definição das qualidades do lugar com reconhecimento por todo o espectro da comunidade local e das partes interessadas
2. Um sistema de monitorização de mudanças e tendências com base em dados ao vivo;
3. Uma plataforma de comunicação que possibilite um envolvimento inclusivo;
4. A natureza inspiradora da transformação tanto física como psicológica.
A Master Class “City Making and Tourism Gentrification” não poderia ter sido realizada, sem a ativa participação dos seguintes parceiros: