Vozes do Cabrinha – O Cabrinha Que Queremos


No dia 19 de novembro deu-se a festa de apresentação do Outros Campeonatos, projeto da Academia Cidadã, desenvolvido ao abrigo do BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, com a parceria da Junta de Freguesia de Alcântara, do grupo de jovens “Ventos de Mudança”, da Associação Nacional de Futebol de Rua e do Lisbon Sustainable Tourism.

Entre outras ações de envolvimento da comunidade, foi desenvolvida a ação “Vozes do Cabrinha”, onde foram apresentados os resultados da auscultação realizada junto da comunidade, durante o primeiro mês de implementação do projeto.

 

O Cabrinha Que Queremos

Esta ação consistiu numa consulta comunitária que procurou recolher opiniões e sugestões quanto ao espaço público e espaços comuns do Bairro. Olhando para 12 fotografias do bairro, pedimos às pessoas que, numa reflexão conjunta, interviessem nas imagens, escrevendo o que gostariam de ver alterado. Mais bancos, árvores, uma horta comunitária?

 

p1110556

 

Uma ação direta que durou dois dias, e que aconteceu em dois locais diferentes do bairro: durante o primeiro dia, na rua da AC, durante o segundo dia, na rua dos cafés. As pessoas aproximavam-se, curiosas, e quando lhes era explicado o que estávamos ali a fazer, prontamente tinham intervenções a fazer, umas vezes em forma de reclamação, outras em forma de sugestão. Depois, já na sede, analisamos as intervenções das pessoas, e chegamos a algumas conclusões.

A maior parte das intervenções estiveram, em primeiro lugar, relacionadas com a falta de higiene e segurança no bairro. Em segundo lugar, foi referida a necessidade de maior preservação e manutenção dos equipamentos do bairro e em terceiro a valorização do espaço público e espaços comuns através de novos equipamentos. Finalmente, foi referida a falta de zonas verdes no bairro.

Nos quadros em baixo encontram-se os indicadores, acompanhados por exemplos das intervenções feitas pelos habitantes do Cabrinha.

slide2 slide3 slide4 slide5

 

As pessoas também fizeram intervenções relacionadas com a organização comunitária do bairro. Sugeriram que deverá haver maior organização entre as pessoas, com o desenvolvimento de mais atividades de lazer e criação de maior empatia entre os vizinhos. Finalmente, disseram que é necessária a participação de todos, com maior cooperação e capacitação das pessoas.

Mais uma vez, em baixo encontram-se os indicadores, acompanhados por exemplos das intervenções feitas pelos habitantes do Cabrinha.

diapositivo6

diapositivo7

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.