Outros Campeonatos_A Pré-Temporada do Campeonato


O projeto “Outros Campeonatos” já está a arrancar!

Outros Campeonatos é um projeto iniciado em outubro de 2016, promovido pela Academia Cidadã e financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Tem como parceiros formais a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens do Cabrinha “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

“A Pré-Temporada do Campeonato” é a primeira atividade do Outros Campeonatos. Apresenta o Outros Campeonatos à comunidade e estabelece a organização base de todo o projecto. Começam os contatos diretos com a população que já joga na rua, através dos Ventos de Mudança: criação de empatia, compreender problemas e opiniões. As pessoas são cativadas para participar no projeto. Através do desenvolvimento de ações de auscultação, procura perceber-se como são as relações comunitárias no bairro, qual a relação entre a população e o espaço público/espaços comuns e a relação do bairro com o resto da cidade.

 

Aplicação de questionários

p1110544

Começamos por aplicar questionários junto da população, que nos ajudaram a perceber as suas opiniões quanto à participação cidadã e organização comunitária no bairro, bem como os aspetos positivos e negativos dos espaços públicos e comuns do bairro. Através destes questionários procuramos ainda perceber qual é a relação que a comunidade tem com as associações sediadas localmente e com a cidade de Lisboa.

 

O Cabrinha Que Queremos

p1110565

Quisemos saber o que mudariam os moradores do Cabrinha no seu bairro, de forma a torná-lo mais acolhedor. Mais bancos, árvores, uma horta comunitária? Esta ação correspondeu ao princípio duma reflexão conjunta, em que as pessoas, juntando ideias, cenários e palavras, tiveram a oportunidade de mostrar o que gostariam de melhorar no bairro, trazendo ideias para valorizar o espaço público do Cabrinha.

 

O bom do Cabrinha é ______ !

p1110568

Visou, por um lado, identificar os aspetos mais valorizados do bairro, por outro, promover, ainda que de forma tímida, a auto-estima comunitária. Pedimos às pessoas que terminassem a frase que a Sara (na imagem em cima) está a segurar, e que se deixassem fotografar com a sua afirmação.

 

Mas a Pré-Temporada do Campeonato (também) é uma festa. Assim, o Outros Campeonatos será publicamente lançado no dia 19 de novembro, na Quinta do Cabrinha, entre as 15h e as 18h. Todo o material elaborado será apresentado, anunciando-se o projeto à comunidade do Cabrinha, e à população em geral, bem como as atividades que irão decorrer. Haverá comida, bebida, convidados e outras atividades surpresa que estão a ser preparadas em conjunto com a comunidade.

Obviamente está toda a gente convidada!

Confirma a tua presença no evento do FB: https://www.facebook.com/events/410072339381692/

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.