Copy
Quinzenal
N.º 1 | 18 de Junho de 2014

PANORAMA


Panorama Academia Cidadã é um boletim informativo editado pela Academia Cidadã que hoje se inicia. De 15 em 15 dias selecionamos notícias, comentários, filmes, livros, imagens, eventos, iniciativas, campanhas que queremos partilhar contigo. Teremos informação sobre activismo, cidadania, campanhas de organizações não-governamentais, política local e global, direitos humanos, género e questões LGBT, economia social e solidária, ambiente, produção de alimentos ou energia.

Clica nos links a
AZUL para ver os conteúdos.

NOTÍCIAS


Especial Caso Snowden




Faz este mês um ano que Edward Snowden revelou o programa de espionagem mundial da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), [versão dobrada em português do brasil, aqui]. Era técnico de informática na agência e divulgou milhares de documentos secretos que provam algo inadmissível: todas as nossas comunicações digitais, num computador, telemóvel ou qualquer outro aparelho ligado à internet, podem ser lidas, vistas, ouvidas ou manipuladas pelos serviços secretos norte-americanos e de mais um punhado de países. A história é de uma complexidade brutal e foi revelada em primeira mão pelo jornal britânico The Guardian, que tem tudo explicado no seu site (em inglês).
Mas saíram nos últimos meses dois bons livros, em português, que contam detalhadamente o maior programa de vigilância global da história da humanidade. Sem Esconderijo [Bertrand Editora, 312 p., €18,80], de Glenn Greenwald, é a versão pessoal do jornalista que revelou e continua a revelar os contornos deste caso - com documentos inéditos. Os Ficheiros Snowden, [Porto Editora, 272 p., €17,70] trabalho de um experiente redactor do The Guardian, Luke Harding, revela os contornos, as personagens e as origens de tudo o que se tem descoberto.

 

Jovens achados na rua

PÚBLICO - 18 de maio de 2014

Quando, em início de Junho de 2013, o Brasil se começou a levantar, cidade a cidade, muitos falaram do “acordar” de um gigante económico. Enfrentando um disparo dos gastos públicos com o Mundial do futebol e um disparo do custo de vida, o país estava finalmente a indignar-se em bloco. Milhões de brasileiros foram para as ruas gritar e o mundo observou-os a ter uma postura que, para muitos, foi surpreendente.


Camarão produzido por escravos num prato à sua mesa

EXPRESSO - 11 de junho de 2014

Uma investigação do diário britânico "The Guardian" liga a exportação de camarão tailandês para todo o mundo à utilização de escravos no processo de produção de marisco.


A vítima perfeita

OBSERVADOR - 09 Junho 2014

Entre 1995 e 1997, o nome Alcindo Monteiro fez manchete inúmeras vezes dos jornais portugueses [foi morto, no Bairro Alto, por um grupo de nazis]. Passados 19 anos, foi só isso que restou: um nome, muitas vezes escrito de forma errada. Uma memória a dissipar-se e silêncio. Quem foi a pessoa no epicentro de uma mudança tão importante na realidade portuguesa [o debate sobre o racismo em Portugal]?


As toxinas que ameaçam os nossos cérebros (em inglês) 

THE ATLANTIC - 18 de Março de 2014

A revista norte-americana fez um grande trabalho sobre a forma como uma série de químicos afectam o nosso cérebro, originando problemas comportamentais e de desenvolvimento cognitivo, especialmente em crianças e nos mais pobres. Os peritos identificaram 12 produtos químicos - substâncias encontradas tanto no ambiente como em objectos do dia-a-dia, móveis ou roupas, por exemplo - que eles acreditam serem causadores de QI's mais baixos, perturbação de hiperactividade e défice de atenção e autismo. Entre as toxinas identificadas estão, também, pesticidas. 

O Jornal de Notícias tem também uma matéria relacionada com o assunto: 

Sabia que o chumbo, o mercúrio e o cádmio estão presentes na nossa alimentação? E que não é seguro aquecer refeições em embalagens de plástico, nem mesmo nos biberões? Saiba como lidar com a toxicidade na alimentação.



A crise no limite

RÁDIO RENASCENÇA | 6 Junho 2014

Um grande trabalho multimédia, sobre os impactos sociais das políticas de austeridade, em Portugal. Desemprego, sem-abrigo, dívidas e contas por pagar, impactos na saúde, na vidas das crianças. Histórias que contam a miséria, o desespero e o sofrimento causados pela crise.
 
José Carlos Carvalho

 

VER

Nove fotojornalistas juntaram-se para retratar o Portugal da troika e das inevitabilidades. Fotografia, filme e uma plataforma online são as ferranentas para criar «um documento que possa ser uma memória para as gerações futuras». Sabe mais e ajuda a financiar a iniciativa em www.projectotroika.com

ACTIVISMOS


Amnistia Internacional Portugal

 

CAMPANHA - O Meu Corpo, os Meus Direitos




Os direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos universais, indivisíveis e inegáveis e os governos têm a obrigação de assegurar que todos possam usufruir dos mesmos sem medo, coerção ou discriminação.

VÍDEOS


Uma selecção de documentários para entender o que é a dívida, como se cria e porque vivemos e continuaremos a viver aprisionados a esquemas financeiros completamente irracionais do ponto de vista económico. Conhecer a origem da austeridade é meio caminho andado para mudar o sistema.
Dividocracia é um documentário sobre a crise na Grécia. De Aris Hatzistefanou e Katerina Kitidi, jornalistas e realizadores, com Leonidas Vatikiotis, jornalista e economista especializado em crises económicas. Filme completo e legendado em português: AQUI
Da mesma equipa que realizou Dividocracia, o documentário Catastroika faz um relato avassalador sobre o impacto da privatização dos bens públicos e da ideologia neoliberal que está por detrás. Filme completo e legendado em português: AQUI
Donos de Portugal, de Jorge Costa, aborda cem anos de poder económico, em Portugal. Retrata a protecção do Estado às famílias que dominaram a economia do país, as suas estratégias de conservação de poder e acumulação de riqueza. Filme completo: AQUI

FINANCIAMENTOS

 

Financiamento Internacional

Um blogue com as última oportunidades de financiamento internacional dinamizado pelo Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, uma unidade de investigação do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.
 

Prémio Terre de FEMMES

Destina-se a mulheres maiores de idade que tenham um projeto a favor do ambiente realizado através de uma estrutura sem fns lucrativos ou a título privado. Envio de candidaturas até 30 de setembro de 2014.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."


Livro dos Conselhos. Ensaio sobre a Cegueira.

José Saramago



Faz hoje 4 anos que José Saramago, nosso Prémio Nobel da Literatura, morreu.
Não esquecemos o que escreveu, o que pensou, as suas lutas.
Obrigado.
Share
Tweet
Forward
+1
Share
Academia Cidadã no Facebook
Academia Cidadã no Facebook
no Twitter
no Twitter
no YouTube
no YouTube
o nosso site
o nosso site
o nosso email
o nosso email
Copyright © 2014 Academia Cidadã, All rights reserved.


Quero subscrever o boletim informativo "Panorama Academia Cidadã"

Quero deixar de receber a "Panorama Academia Cidadã"/unsubscribe from this list    update subscription preferences

Email Marketing Powered by Mailchimp