Outros Campeonatos Soma e Segue


Há um ciclo que chega ao fim no Outros Campeonatos de onde emergem relações criadas, trabalho feito e o esforço conjunto da abertura do bairro a outras comunidades espalhadas pela cidade.

As visitas que estavam programadas para estes primeiros meses de projecto chegam ao fim, com a presença do Campolide Soma&Segue – E6G na Quinta do Cabrinha.

Há uma sensação de satisfação por tudo o que foi feito até agora dentro da comunidade da Quinta do Cabrinha. Era muito pouco provável que quem cá passou durante estes meses o tivesse feito de outra forma. É também esse o trabalho, sim, proporcionar estes encontros, mas não é a isso que sabe. É importante ver as coisas a acontecer com olhos de quem vê e o que vemos é crescimento. Crescimento que acontece no relacionamento com o outro e com a colaboração de muita gente da comunidade na organização deste evento. É bom ver acontecer aquilo que surgiu, antes, dentro das nossas cabeças.

 


O Mica trouxe-nos o basquetebol à quinta do Cabrinha e foi assim que se começou o dia. É bom mudar e experimentar desportos diferentes, formas diferentes de mexer o corpo e de jogar em equipa.

 


As exigências de calendário fizeram com que os visitantes fossem menos que aquilo a que estávamos acostumados mas que nem por isso se fez notar. O que estava programado aconteceu e correu pelo melhor. Toda a gente se divertiu imenso, toda a gente partilhou tempo, conversa e comida. As coisas boas de estar junto e em comunidade.

 

O traçado da visita foi aquele a que já nos habituámos. Desporto de manhã (com o futebol de rua sempre presente), almoçar no coração do bairro. Mais uma vez fomos recebidos pelo Águias Recreativo Clube, com toda a simpatia que todos os dias sentimos (e desta vez até houve direito a sobremesa, à Cíntia e ao Rafa o nosso muito obrigado!). Durante a tarde, UM OUTRO OLHAR pelo Vale de Alcântara e as suas antigas fábricas, a acabar nas maravilhosas engenhocas do Pietro na Ler Devagar.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado, participou na visita do UM OUTRO OLHAR, a convite do Outros Campeonatos. Aqui podemos vê-lo a participar no momento de leitura da peça de teatro que dá o mote à visita “da Cabrinha à Lisbonense”.

Regresso ao Cabrinha para mais um lanche nos espaços comuns do bairro, onde se juntaram pessoas da comunidade, convidados e visitantes que acompanharam a visita por Alcântara. É isto que queremos, juntar pessoas, entender e estender vivências, promover contacto.

 

 

Sabe bem estar no Cabrinha e ver estas coisas a acontecer.

O Outros Campeonatos continua e mais actividades, visitas e viagens, jogos e brincadeiras irão acontecer. O que queremos é que as coisas sigam. Que cresçam para além do que é possível nós fazermos.

Prometemos continuar a relatar. Ou então venham até aqui e vivam isto connosco em primeira mão. Ficariamos muito contentes! 🙂

Até já!


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.