Outros Campeonatos no ar


Fechou com chave de ouro. A última visita programada (o que não significa de forma alguma o fim dos passeios que tanto gostamos de fazer) desta fase do Outros Campeonatos foi no passado sábado.

Visitámos o projecto Dá-te ao Condado E6G, no Bairro do Condado, em Chelas, promovido pela Associação Guineense de Solidariedade Social – Aguinenso. Já estamos a parecer um bocado suspeitos de tanto o repetir, mas somos sempre tão bem recebidos.

Levar o Cabrinha a conhecer novas culturas, visitar pontos da cidade que não fazem parte dos percursos turísticos e das rotas naturais do dia a dia e conhecer pessoas que, dentro da sua alteridade, têm pontos em comum connosco e com a nossa forma de estar. É sempre isso que procuramos com estas visitas.

Quando nos encontrámos com o pessoal do Dá-te ao Condado E6G não estávamos à espera de ter um dia tão activo, sinceramente. Assim que nos falaram de “uma demonstração daquilo que andamos a preparar, temos um grupo de dança”, os sorrisos foram gerais.

Antes disso fomos conhecer um espaço maravilhoso no coração da zona, o Parque Hortícola do Vale de Chelas. É um projecto da Câmara Municipal de Lisboa, que cria um contraste muito interessante entre a arquitectura que rodeia o espaço e as hortas urbanas.

 

 

Parámos por lá para nos conhecermos um pouco melhor e descontrair entre risos e jogos no parque infantil.

 

 

 

Seguimos para a Biblioteca de Marvila, um equipamento impressionante, onde é disponibilizada uma sala para as actividades do Dá-te ao Condado E6G.

Kuduro. Viu-se e aprendeu-se kuduro e que bom que foi. Ficam as imagens. Neste caso mais valem. O pessoal parece tímido mas isso depois passou!

 

 

 

Seguimos para almoçar no Parque das Nações. Conversámos sobre o espaço, sobre o que ali havia e o que há depois da Expo 98. E do porquê de muitas das coisas com que se pode interagir por ali serem relacionadas com a água.

 

 

 

Depois, e como nunca pode faltar no Outros Campeonatos, foi a altura do futebol de rua. Como deve ser, aproveitando espaço público e para todos os que queiram participar! O pessoal do Outros Campeonatos e do Dá-te ao Condado E6G tomaram conta da relva e lá foram, como os prós.

 

 

 

Para fechar o dia fomos todos ao Pavilhão do Conhecimento.

E não podia ser mais a propósito. Exposições e experiências sobre o olhar, contruir objectos que levitam, fazer coisas acender, bicicletas a atravessar o ar como quem voa. Alimentamo-nos um bocado disto, mesmo que metaforicamente.

 

Estamos eternamente gratos por nos receberem neste sítios. Agora é a nossa vez de vos receber. Cá estaremos de braços abertos. Até já!

 

P.S. – Faltou-nos agradecer à Junta de Freguesia de Alcântara pela cedência do transporte. Sem eles, tudo isto não seria possível.


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.