Há Outros Campeonatos fora do Cabrinha!


Esta foi a primeira saída do Outros Campeonatos. Combinámos ir jogar futebol de rua ao bairro Padre Cruz com a Associação Nacional de Futebol de Rua e aproveitámos para passear durante todo o dia. Era um grupo heterógeneo, o que saiu do Cabrinha, de míudos a graúdos. O Lisbon Sustainable Tourism organizou-nos um dia cheio e lá fomos.

O jogo era só à tarde mas madrugámos e às 9 da manhã (mais coisa menos coisa, vá) estava toda a gente junto das carrinhas que a We Hate Tourism Tours disponibilizou para nos conduzir em direcção ao Moínho da Juventude.

Fomos recebidos de braços abertos na Cova da Moura. O pessoal do Moínho mostrou-nos o bairro, explicou-nos aquilo que fazem e as lutas que travam para continuar a melhorar a organização comunitária. Foi uma oportunidade de ter contacto com gente que se preocupa com o mesmo que nós, que trabalha em prol de uma comunidade, que enfrenta vários problemas e não desiste de os resolver, melhorando as suas vidas e também as dos outros em redor. Viemos de lá com um sorriso rasgado e algumas prendas na mão!

 


A manhã ainda não estava acabada e fizemos uma corrida ao Padrão dos Descobrimentos para olhar o mapa e descobrir onde ficam os países que tínhamos acabado de ouvir falar durante a visita (ganhou a Joana Jacinto, do Lisbon Sustainable Tourism, se querem saber).

 

 

O tempo não queria ajudar à boa disposição mas não conseguiu mandar-nos abaixo. Fomos a Monsanto almoçar e brincar um bocado, antes de seguir para o Padre Cruz. Arrancámos com boa disposição a caminho do jogo que estava prometido.

 

 

Na Associação Nacional de Futebol de Rua estavam à nossa espera com a simpatia de sempre e mostraram que um bocado de água no chão não é razão para não se jogar quando apetece. Entre escorregadelas e trambolhões toda a gente jogou um bocado e mostrou que o futebol de rua é para todos! Até o pessoal da We Hate deu uma perninha!

 

 

Quem não teve vontade de jogar, aproveitou a galeria de arte urbana do bairro e foi dar um passeio. As pinturas valem bem a pena a visita. Foi também aí que, muito naturalmente, surgiu entre os presentes uma interessante conversa sobre o que se havia visitado nesse dia. De que forma poderão as pessoas no Cabrinha por em prática iniciativas semelhantes às que viram na Cova da Moura ou no Padre Cruz, em termos de organização comunitária e iniciativas de valorização de espaço público?

 

 

Foi um dia cheio e foi um dia bom. Venham os próximos. Já no dia 28 visitamos a Casa do Brasil, no Bairro Alto, outra vez com direito a passeio.


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.