Estivemos na Hungria a (aprender a) defender a Democracia


A Academia Cidadã esteve na Hungria, de 16 a 17 deste mês numa reunião entre organizações da sociedade civil húngaras e internacionais, e inteirou-se dos recentes ataques e ameaças feitas pelo governo de extrema-direita nacionalista de Budapeste.

IMG_20151017_114000

Estamos a criar laços e estratégias comuns para lutar contra este ataque (que inclui acusações infundadas a ONGs, buscas policiais sem mandato às suas sedes, constantes difamações na imprensa e a tentativa de bloquear fundos internacionais de chegar às associações que trabalham pela defesa da democracia, direitos de refugiados, pessoas LGBT, ciganas e de outras minorias) e a aprender a evitar semelhantes actos nos nossos países.

 

Muitos destes conhecimentos serão transmitidos nos workshops que iremos realizar em várias escolas secundárias em Portugal, que têm como objectivo empoderar jovens para lutarem pelos seus direitos cívicos.

 

Este encontro e os workshops fazem parte do projecto de parceria internacional Citizen-Rights.

IMG_20151017_113905

Veronika Móra, directora da Okotars Foundation (uma das organizações que distribui na Hungria os fundos da EEA – Noruega, Islândia e Liechtenstein

 

Participámos também numa manifestação contra a manutenção de casas desocupadas quando, ao mesmo tempo, o governo prepara uma lei para criminalizar os sem-abrigo.

IMG_201510172 IMG_20151017_134735828

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.