Sabes o que andas a comer? Vem conversar e assistir ao GMO OMG 2


gmo omg poster image for website

O que pensas dos organismos geneticamente modificados?

Junta-te a conversar à mesa do café, no Lisboa Vadia, no dia 19 de maio, a partir das 21h30. E vem assistir ao documentário GMO OMG. Antes e depois a conversa estará animada, porque o tema dá muito que falar.

A entrada é gratuita!

 

Clica na imagem para abrir o evento no facebook:

gmo omg

 

Desde os anos 50 têm sido desenvolvidas inúmeras experiências de engenharia genética, aplicadas à indústria agro-alimentar. O objetivo é obter organismos geneticamente modificados (OGM), cujas características interessem ao produtor, por exemplo um cereal resistente aos vírus, insetos e herbicidas. É em 1994 que se produz o primeiro alimento geneticamente modificado, e ao mesmo tempo transgénico, um tomate com a propriedade de ter um amadurecimento retardado.

 

Contudo, os perigos que estas novas formas de vida representam para nós e para o meio ambiente são ainda em grande parte desconhecidas. Seja por ocultação de informação, da parte das empresas ou dos governos, seja porque ainda não foram realizados os estudos suficientes, há ainda muito por saber acerca das consequências da utilização de OGMs, para nós, e para o meio ambiente. Para já, sabe-se que representam, pelo menos, um perigo ambiental, inúmeros riscos para a saúde pública, e ainda a criação de desigualdades económicas.

 

Uma das empresas que maiores investimentos tem feito nesta área e que mais problemas tem vindo a causar por todo o mundo é a Monsanto. No dia 23 de Maio realizar-se-á mais uma Marcha Mundial contra a sua actuação e o Cine-Café Transatlântico aproveitará para promover a iniciativa.

 

Em Portugal, os OGMs são já uma realidade, bem como os transgénicos, e os Tratados de Livre Comércio Transatlânticos (TTIP) abrirão portas à desregulamentação do seu uso. Este é mais um dos motivos que fazem a Academia Cidadã cooperar activamente na Plataforma Não Ao TTIP.

 

O filme GMO OMG, realizado por Jeremy Seifert, denuncia os malefícios da utilização dos OGMs, traduzidos em riscos ambientais, toxinas químicas e monopólio alimentar. Partindo da sua mesa de jantar partilhada pelos seus dois filhos realiza uma viagem que passa pelo Haiti, por Paris, e pela Noruega, envolvendo grandes companhias agroquímicas como a Monsanto ou a Dow, formando, ao longo dessa viagem uma questão, que cada vez mais deverá preocupar-nos, enquanto cidadãos: o que andamos a comer?

 

Fontes

http://www.ktb.pt/pt/mente-corpo-saude/Organismos-Geneticamente-Modificados-OGMs

http://www.gmofilm.com/

 

Trailer oficial do filme

https://vimeo.com/98490012

 

Entrevista com o realizador

https://www.youtube.com/watch?v=AQUm5Qg4-5I

 

Plataforma Transgénicos Fora

http://www.stopogm.net/


Deixar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 thoughts on “Sabes o que andas a comer? Vem conversar e assistir ao GMO OMG