CINEMA GRÁTIS: “The Goose with the Golden Eggs” I Cine Café Turistificação


Este filme será projetado com o apoio do Center for Responsible Travel.

 

13086971_850806425029710_1466932733673895481_o

 

O impacto ambiental do turismo em massa é o tema central da nossa 4ª sessão do Cine Café Turistificação, a ser realizada no dia 17 de Maio às 21h30, no bar Lisboa Vadia (ao Caldas), em Lisboa.

The Goose With the Golden Eggs, filme produzido pelo Center for Responsible Travel, examina o impacto ambiental que o turismo de resort e cruzeiros traz às comunidades habitantes da costa do Pacífico, na Costa Rica. Com um número cada vez maior de investimentos privados nestas áreas, como é o caso da privatização das praias ou da construção de grandes Hotéis multinacionais e de condomínios fechados, este documentário tem como principal objetivo retratar as dificuldades que as comunidades da costa do Pacífico enfrentam para terem acesso a bens como a água (usada sobretudo para “alimentar” piscinas e campos de golfe), as praias e a floresta, cada vez mais devastada pelas grandes construções.

Várias são as situações de desrespeito ambiental em zonas como Guanacaste, Penísula de Osa ou Golfito. Casos como o Riu Hotels, um resort com 583 quartos de luxo, construído em 2012 e que continua a ser julgado por várias violações ambientais; o novo plano de construção para um aeroporto internacional na região Sul, desenvolvido pelo governo da Costa Rica, ou a construção de uma nova marina, continuam a afetar de forma devastadora estas regiões.

Em The Goose With the Golden Eggs, ouvimos o desabafo das comunidades e também as várias entrevistas realizadas a guias turísticos, ativistas, e a especialistas ligados à proteção ambiental e ao turismo sustentável. Margarita Penon, deputada membra do Parlamento, analisa aqui o ecoturismo como uma das alternativas mais sustentáveis face ao problema das privatizações e empreendimentos estrangeiros, especialmente na Península de Osa. Como exemplo, os casos de sucesso locais como Si como No Hotel continuam a fazer a diferença, dia após dia, nestas comunidades e no meio-ambiente.

O ecoturismo é isso mesmo: marcar sempre um passo mais positivo na economia local, promovendo negócios turísticos mais responsáveis e inclusivos.

A seguir ao filme será realizado um pequeno debate, com a presença de Ana Bento, engenheira do ambiente e ativista do GEOTA, de Cátia Luís, do projeto Lisbon Stories, de Graça Joaquim, professora e investigadora na área do turismo e de João de Mello, empreendedor em eco-turismo e fundador do Almaa Sintra Hostel. A sessão centrar-se-á à volta do impacto ambiental que o turismo em massa provoca.

E tu, marcas a diferença quando viajas?

 

Confirma a tua presença no nosso evento FB.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.