CINEMA GRÁTIS: “Bye bye Barcelona” I Cine Café Turistificação


“Barcelona? Um parque temático”.

É assim que começa o documentário que iremos passar na próxima sessão do Cine-Café Turistificação, dia 19 de Abril, pelas 21h30, no Lisboa Vadia.

Bye bye Barcelona é o desabafo documental de Eduardo Chibás sobre o turismo de massas, onde se debate a relação entre a vida local e os turistas.

Nascido em Caracas, Venuzuela, Chibás assume nunca ter conhecido as Ramblas dos barcelonenses. Vive, porém, há tempo suficiente para sentir os impactos negativos da turistificação daquela que é a 4º cidade mais visitada da Europa, a seguir a Londres, Roma e Paris, e líder no número de cruzeiros que recebe do continente e do Mediterrâneo. Este fenómeno muito tem afetado o número cada vez menor de moradores do centro de uma cidade cada vez mais cara.

Muitos dos cerca de 30 mil turistas que chegam diariamente em cruzeiros à cidade de Barcelona não veem como é que as pessoas vivem. Ao invés, consomem aquilo que há em todo o lado.

O que fizeram ao pequeno comércio?

“O turismo pode ser uma fonte de riqueza, mas se não o percebermos bem, não é mais do que uma prostituição do nosso território”.

Barcelona tem deixado as pessoas perderem o direito ao espaço público e à cidade, em beneficio dos turistas. O que podemos fazer enquanto cidadãos para evitar que aconteça o mesmo em Lisboa? Uma coisa é certa: é urgente promovermos um turismo mais sustentável, ideia que também nos acompanha neste filme.

Porque todos nós gostamos de ser turistas, precisamos apenas de mais consciência. E é isso que nos dá este Bye bye Barcelona.

A seguir ao filme será realizado um pequeno debate, com a presença de Jordi Nofre, investigador barceloni em turistificação e de Patrícia Pereira, investigadora em gentrificação.


Serão ainda exibidos, no Cine Café Turistificação, os seguintes filmes:

17 Mai – The Goose with the golden eggs (Costa Rica)
21 Jun – Vendemmia (Itália)

Para além disso, a Academia Cidadã, desenvolve, em parceria com o Stadslab (Fontys Universidade de Ciências Aplicadas de Tilburg, Holanda), a Master Class “Tourism Gentrification and City-making”, entre 15 a 22 de Abril, tendo como principal objetivo produzir soluções na área do planeamento urbanístico que evitem situações de exclusão social e económica e tendo como área de intervenção a Mouraria.
Esta Master Class está destinada a jovens profissionais das áreas do urbanismo, desenho urbano ou arquitetura. Os interessados devem consultar o nosso site, para mais informações e inscrições.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.