Artigos Parceiros – Associação Nacional de Futebol de Rua


Inauguramos aqui uma série de artigos escritos pelos parceiros que dinamizam connosco o Outros Campeonatos.

A idea foi diversificar o tipo de discurso produzido sobre o projecto e compreender como é que todos os envolvidos vêem aquilo que estamos a construir na Quinta do Cabrinha. Servem também estes artigos para compreender melhor como é que os parceiros do Outros Campeonatos se inserem nas actividades promovidas dentro do projecto.

A pluralidade de pontos de vista ajudará a reflectir sobre as práticas e a melhor construir o futuro.

Reproduzimos aqui a opinião da Associação Nacional de Futebol de Rua, sem mais floreados:

 

“A Associação Nacional de Futebol de Rua tem como missão promover a metodologia sociodesportiva de futebol de rua enquanto estratégia inovadora de intervenção sociopedagógica e cultural tendo em vista o desenvolvimento humano e a inclusão social. Tem desde 2009 desenvolvido projetos sociodesportivos de intervenção comunitária na freguesia de Carnide e mais concretamente no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, como é o caso, por exemplo, dos projetos Mais Equipa Melhor Bairro, Play for the Job e  Recriar BPC que pretenderam capacitar a comunidade para o exercício da cidadania e requalificar o espaço público, através da experiência sociodesportiva. Com o projeto Bola P’ra Frente e financiada pelo Programa Escolhas, tem desde 2010 utilizado o futebol de rua como ferramenta interventiva na constituição de uma comunidade de práticas sociodesportivas no bairro Padre
Cruz, coproduzida com os jovens e com a comunidade através da mediação social de proximidade e de pares e inovando nas estratégias de educação informal para a cidadania. No âmbito da participação, em parceria com a Associação Academia Cidadã, no projeto ‘Outros Campeonatos’ financiado pelo Programa Bip Zip na Quinta do Cabrinha, a associação pretende disseminar boas práticas e partilhar a experiência adquirida na utilização do futebol de rua em contexto comunitário e está responsável pelo desenvolvimento de estratégias informais de mentoria de pares entre organizações, desenvolvendo ações de consultadoria, formação e acompanhamento acerca da aplicação da metodologia sociodesportiva de futebol de rua destinadas aos parceiros do projeto e à comunidade. Para além disso encontra-se envolvida em todo o ciclo do projeto, tendo estado presente deste o processo de planeamento e candidatura e participando no processo de monitorização, avaliação e sustentabilidade. O principal objetivo é que mais uma comunidade possa beneficiar da experiência sociodesportiva e do desenvolvimento pessoal, social e comunitário que a magia do futebol de rua permite na vitória da vida de cada morador e na construção de uma imagem do Cabrinha mais justa e positiva!”

 

 

À Associação Nacional de Futebol de Rua, o nosso obrigado pelo texto.

Continuamos a trabalhar por um Cabrinha melhor.


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.