Arrancou, no dia 19 de Novembro, o Outros Campeonatos


A festa de apresentação do projecto Outros Campeonatos aconteceu no sábado, dia 19 de Novembro, na Quinta do Cabrinha.

Na presença de todos os parceiros do projecto, arrancou oficialmente, no campo de futebol do Cabrinha, o Outros Campeonatos, um projecto financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. A Junta de Freguesia de Alcântara esteve presente na pessoa do seu Presidente Davide Amado; a Associação Nacional de Futebol de Rua, representada pela Ana Paulos e pela Vanda Ramalho; o Lisbon Sustainable Tourism pela Joana Jacinto; e o grupo de jovens do Cabrinha “Ventos de Mudança” pelo Jorge Ramos.

img_20161119_153410891

A apresentação “formal” do projecto, no campo de futebol do Cabrinha. A partir da esquerda: a Joana, da Academia Cidadã e do Outros Campeonatos; o Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara, Davide Amado; a Ana e a Vanda, da Associação Nacional de Futebol de Rua; e o Jorge, do grupo de jovens do Cabrinha “Ventos de Mudança”

Ao longo da tarde, aconteceram pelo bairro várias actividades. Mostraram-se os resultados do trabalho desenvolvido até aqui, enquanto o futebol de rua e um lanche convívio trouxeram as pessoas do Cabrinha para próximo da sede da Academia Cidadã.

O Projecto Alkantara e o Fazer a Ponte participaram com uma apresentação do Alkantara Dance Project, um grupo de dança que começou a animar festa, numa sala bem composta, depois de uma apresentação não demasiado formal do que é e quer ser o Outros Campeonatos.

O grupo Alkantara Dance Project, do projecto Fazer a Ponte.

img_20161119_154322720

A Junta de Freguesia de Alcântara abriu-nos o seu novo espaço no Cabrinha, onde a Joana Dias, aqui da Academia Cidadã e do Outros Campeonatos, apresentou os resultados dos inquéritos que foram feitos à população do bairro para percebermos o que é, e como é, viver na Quinta do Cabrinha. Perguntou-se também sobre o que se pode mudar no bairro e sobre aquilo que sonham poder vir a ser.

A Joana, a apresentar os resultados da auscultação aos residentes da Quinta do Cabrinha, no novo espaço da Junta de Freguesia de Alcântara

A Joana, a apresentar os resultados da auscultação aos residentes da Quinta do Cabrinha, no novo espaço da Junta de Freguesia de Alcântara

A festa atravessou o bairro e veio cair mesmo à porta da Academia Cidadã.

No seguimento de todos estes inquéritos, apareceu o Luís Fernandes a ajudar-nos a fazer uma pequena curta documental sobre as vivências aqui do bairro. De miúdos a graúdos, moradores e não moradores do antigo Casal Ventoso, várias pessoas se disponibilizaram a sentar connosco e falar em frente à câmara. O vídeo foi projectado e quem o viu diz ter gostado. Nós certamente estamos satisfeitos, mas somos suspeitos.

A Ana e a Vanda trouxeram a bola e as balizas e com uma disponibilidade e boa onda incríveis meteram toda a gente a jogar futebol de rua, enquanto dentro da sede se preparavam os comes e bebes.

A Ana, da Associação Nacional de Futebol de Rua, a dinamizar jogos de futebol nas ruas do Cabrinha.

À esquerda, podem ver o Luís, que continua a filmar connosco para ir documentando o Outros Campeonatos.

Foi fixe e foi bonito. Agora é continuar o trabalho e descobrir novos rumos e aquilo que as pessoas querem do e para a Quinta do Cabrinha.

Ao Clube Desportivo Santo António de Lisboa e ao Águias Recreativo Clube agradecemos pelos petiscos que nos prepararam. E ao sr. Dionísio (o nosso vizinho e dono do mini-mercado Lady Di), especialmente, pelo apoio e pelas bebidas.

A festa na sede da Academia Cidadã!

Resta-nos agradecer a todos os que nos visitaram e partilharam connosco esta tarde de festa. Um muito obrigado e apareçam sempre!

Saudações Cidadãs

P.S. – O vídeo da festa já cá canta e é mais um dos bons! Obrigado, mais uma vez, ao Luís Fernandes.

 

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.