Outros Campeonatos com vista sobre a cidade


Partilhar / Share

Foi um sábado óptimo, o da 3ª visita do Outros Campeonatos.

Desta vez ficámos por perto mas ainda assim andámos imenso.

Fomos visitar o projecto Campolide Soma & Segue E6G, a acontecer nos bairros da Liberdade e da Serafina. Houve futebol de rua, como sempre. Ficámos a conhecer as actividades do Some & Segue e ficámos fascinados com o estúdio de produção musical e com os videoclips que fizeram. É também por isto que saímos, não só para conhecer sítios, realidades e gente nova, mas para buscar ideias e conhecer formas de pensar e agir diferentes da nossa. Olhar os outros, ajuda a olhar-mo-nos a nós próprios.

 

 

Almoçámos num jardim com uma vista muito agradável para o Vale de Alcântara, resultado de um projecto, à nossa semelhança, financiado pelo programa BIP/ZIP.

 

Depois seguimos para Campolide, para visitar o Aqueduto da Águas Livres. A bom ver, atravessámos o vale para o lado oposto, já que a Serafina é um bairro que fica por baixo do Aqueduto, mas do lado oposto à entrada turística.

Foi uma visita iô-iô. Vimos a Serafina com os pés bem assentes no chão e depois fomos dar uma olhada de pássaro e reconhecer os sítios onde tinhamos estado umas horas antes a jogar futebol e a conversar. Pelo caminho, tinhamos máquinas fotográficas analógicas descartáveis para tirar fotografias à paisagem. Ideia do Lisbon Sustainable Tourism, parceiro incansável nestas andanças, claro está. A seu tempo (como a tecnologia o exige) mostramos os resultados.

 

 

Já dissemos que são sempre dias bons, e é verdade.

No próximo dia 25 há mais e cá estaremos para contar como foi.

Até já!


Outros Campeonatos é um projeto da Academia Cidadã, que visa promover a cidadania ativa na comunidade da Quinta do Cabrinha, em Alcântara.

Financiado pelo BIP/ZIP da C.M. Lisboa e em parceria com a Junta de Freguesia de Alcântara, o grupo de jovens “Ventos de Mudança”, a Associação Nacional de Futebol de Rua e o Lisbon Sustainable Tourism.

Outros Campeonatos promove o fortalecimento social do bairro do Cabrinha, fomentando organização comunitária, capacidade de iniciativa local e maior consciência democrática. Também desenvolve uma abertura do bairro à sociedade em geral, reforçando a sua integração na cidade. As principais estratégias de ação são o futebol de rua e o turismo. Eventos de futebol de rua atraem os residentes do bairro, a intervir e participar na sua organização e implementação – com a facilitação de ferramentas e processos de participação organização cidadã. As visitas turísticas ajudam a repensar o bairro, abrindo a comunidade a novas experiências de cidadania.

Deixar um comentário